Deputado do PS questiona Governo sobre túneis na Serra da Estrela

Santinho Pacheco lembra que a Serra da Estrela “é uma montanha que caracteriza toda uma região, mas que, em vez de aproximar, afasta, e mais que unir, separa”.

O deputado socialista Santinho Pacheco anunciou ontem que questionou o Governo, através da Assembleia da República, sobre a construção de túneis que aproximariam “os dois lados” da Serra da Estrela.

“Existem já alguns estudos sobre a viabilidade técnica e ambiental da construção de túneis na Serra da Estrela?”, refere o deputado numa pergunta dirigida ao ministro do Planeamento e Infraestruturas.

O deputado eleito pelo círculo eleitoral da Guarda questiona ainda se o Governo admite ouvir as autarquias locais sobre a possibilidade de “ligar por túnel Seia/Gouveia, a Manteigas e Covilhã através das Infraestruturas de Portugal ou, em alternativa, abrindo uma concessão a privados, desde o estudo de impacto ambiental, projeto, construção e exploração, por um prazo determinado”.

Santinho Pacheco lembra que a Serra da Estrela “é uma montanha que caracteriza toda uma região, mas que, em vez de aproximar, afasta, e mais que unir, separa”.

“Não há, praticamente, contactos económicos, sociais, administrativos, ou de serviços, entre os dois lados da Serra [da Estrela]. Covilhã, Manteigas, Seia, Gouveia, vivem de costas voltadas”, alega.

Segundo o deputado socialista, a neve, o nevoeiro e os ventos fortes impossibilitam o atravessamento daquela montanha “muitos dias por ano e a rede viária existente, a mesma há quase um século, não responde, não pode responder, às exigências da vida atual, designadamente à procura turística de uma região única no país”.

No documento alega ainda que “é natural que de tempos a tempos, desde há décadas, se fale da necessidade de construir um túnel que atravesse o maciço central da Serra da Estrela, ligando as duas encostas nascente/poente, e a região de Dão/Lafões e Viseu ao eixo viário da Beira Interior de Castelo Branco/Covilhã/Guarda, ou mesmo até Espanha”.

“O senhor presidente da Câmara de Manteigas [Esmeraldo Carvalhinho, PS] acaba de o defender, de novo, considerando que esse túnel é fundamental para o desenvolvimento do seu concelho, o centro e coração de todo o Parque Natural da Serra da Estrela”, indica.
O deputado socialista esclarece ainda que “projetos idênticos, durante anos tidos como utópicos ou impossíveis, estão hoje construídos”, referindo-se aos túneis da serras da Gardunha e do Marão e da Madeira.


Conteúdo Recomendado