Debate “Interioridades” em Vale d’Urso (Fundão)

A data está marcada para o próximo dia 13 de outubro, sábado, com início às 10 horas.

A aldeia de Vale d’Urso, freguesia de Souto da Casa, concelho do Fundão, vai ser o grande  palco do regresso do projeto Interioridades.

A data está marcada para o próximo dia 13 de outubro, com início às 10 horas.

Levar a palavra e a reflexão até às fronteiras exteriores dos auditórios e colocá-las no coração das comunidades, num momento de uma invulgar partilha coletiva é o grande propósito do projeto “Interioridades”, que agora é relançado e que irá decorrer duas vezes por ano – uma na primavera, outra no outono –  sempre em aldeias da Beira Interior.

Sob o lema “A palavra e o pensamento de proximidade”, o projeto tem como grande objetivo levar personalidades de todos os quadrantes que refletem e agem sobre os territórios do Interior até às pequenas comunidades beirãs, num processo de interação e partilha de experiências, valores e soluções.

Outra das características deste projeto é a de que todos os colóquios e conversas se adaptarão aos espaços físicos que as comunidades dispõem. Assim, os debates serão realizados segundo as disponibilidades de cada aldeia, onde os espaços comuns serão apropriados, por algumas horas, pelos convidados e pela comunidade.

Para o segundo “Interioridades” foi escolhido, de forma simbólica, o regresso a uma das mais pequenas aldeias da região.

Vale d’Urso é uma pequena anexa da freguesia do Souto da Casa (Fundão) e conta com cerca de três dezenas de habitantes. É um regresso à aldeia onde a iniciativa deu os primeiros passos, com um sucesso assinalável.

É voltar a uma aldeia  que é o retrato de tantas outras desta Beira, marcada por um incisivo processo de despovoamento – fortemente vincado por fluxos migratórios – e de envelhecimento populacional.

Esta partilha terá outro vetor importante, que está assente na demonstração por parte da comunidade dos saberes e tradições que passaram de geração em geração, seja no campo musical, seja no campo da gastronomia ou de outras manifestações identitárias.

Todos os pormenores do programa do segundo capítulo do Interioridades serão publicados na próxima edição do Jornal do Fundão, momento em que também daremos conta de todas as manifestações culturais a que iremos assistir neste segundo capítulo do Interioridades.


Conteúdo Recomendado