Custo de cobrança de portagens absorve um terço da respetiva receita

A Estradas de Portugal (EP) arrecadou em 2012 cerca de 153 milhões de euros com as portagens introduzidas nas antigas Scut mas essa cobrança custou 50 milhões de euros. Em causa estão os custos para manter essa rede de cobrança das concessões ex-Scut (vias Sem Custos para o Utilizador), que integra 77 pórticos, ou seja […]

A Estradas de Portugal (EP) arrecadou em 2012 cerca de 153 milhões de euros com as portagens introduzidas nas antigas Scut mas essa cobrança custou 50 milhões de euros.
Em causa estão os custos para manter essa rede de cobrança das concessões ex-Scut (vias Sem Custos para o Utilizador), que integra 77 pórticos, ou seja pontos de cobrança eletrónica nos dois sentidos de circulação, além de outros equipamentos de apoio e recursos humanos e técnicos. Segundo a EP, as infraestruturas dos sistemas de cobrança pertencem às respetivas operadoras das concessões, casos da Ascendi O&M (Costa de Prata, Interior Norte, Beiras Litoral/Alta e Grande Porto), Via Livre (Norte Litoral e Algarve) e Portvias (Beira Interior).

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