XIII Feira Medieval de Belmonte começa hoje

Belmonte volta a recriar a feira medieval, um evento que já vai na 13ª edição e este ano acontece de 12 a 15 de agosto.

Dedicada ao imaginário de Pedro Álvares Cabral, reproduzindo a sua infância e juventude, a atividade, cuja organização é da autarquia e da empresa municipal, tem um orçamento previsto entre os 60 e 80 mil euros. Está prevista a participação de cerca de 135 expositores, que se vão dividir entre a área do castelo, a Rua Pedro Álvares Cabral, o Pelourinho e o Largo Zeca Afonso. Durante os três dias haverá animação, workshops e oficinas em que se pode participar mediante inscrição, tendo estas um limite máximo de participantes. O programa inclui ainda espetáculos para crianças, artes circenses, desfiles, espetáculos de fogo e, à semelhança do ano passado, a organização quer implementar a circulação de uma moeda obrigatória, o “centil”. A troca deverá ser feita à entrada da feira, podendo depois ser feito novo câmbio à saída.

Os visitantes da feira têm ainda a possibilidade de alugar fatos medievais, disponibilizados pela organização. Fernão Cabral e a esposa, Isabel de Gouveia, dão o arranque dos festejos, às 18 horas, numa Desfilada Medieval, com saída da Câmara Municipal e em que participam todos os mui nobres cavaleiros da terra e demais convidados. Nos restantes dias a feira abre ao meio-dia e encerra às 2 horas, à exceção do último dia, em que o final está marcado para a meia-noite com a cerimónia de casamento judaico. Trata-se de uma novidade desta edição que se realiza a partir das 22 horas.

Sempre com a temática da história de Belmonte bem presente, durante os dias em que a feira Belmonte Medieval toma conta da vila serão abordados alguns aspetos da vida quinhentista e judaica. Devido ao sucesso das edições anteriores, a organização estima que passem por Belmonte entre 40 a 50 mil pessoas nestes três dias, oriundos sobretudo da região. Para facilitar os acessos à vila de Pedro Álvares Cabral, o município disponibiliza parques de estacionamento nos dias do evento e o transporte até à zona da feira. Pelo terceiro ano consecutivo a organização apostou em rostos do concelho para o cartaz. Os escolhidos foram Tomás, de sete anos, Marli de 26 anos e Joana de 13. A escolha foi feita através de um casting, onde participaram cerca de 40 pessoas.

Organização quer mais «ambiente medieval»

A Câmara de Belmonte vai promover durante os dias da feira o concurso “Belmonte Medieval” com o objetivo de promover um maior ambiente “medieval” durante os dias do certame, assim como fomentar a criatividade, revelou a organização.

O concurso tem por base duas categorias: a melhor decoração de expositor, aplicável a todos os expositores da feira, e a melhor decoração de casa, aplicável a casas privadas e estabelecimentos comerciais. Os interessados devem ter os seus espaços decorados com uma temática medieval ao longo do certame. Aos vencedores de cada categoria serão atribuídos 150 euros. Os proprietários das casas interessados em participar devem inscrever-se até dia 10 através do email cultura@cm-belmonte.pt.

 

Pode consultar toda a informação sobre o evento aqui.


Conteúdo Recomendado