Mais visitantes no Museu Judaico de Belmonte em 2015

Em 2015, o Museu Judaico de Belmonte registou 20.560 visitas, mais 2.932 turistas que no ano anterior.

De acordo com dados oficiais, os visitantes portugueses estão em maioria (10.099 pessoas), seguidos dos israelitas (6.511), espanhóis (1.360), americanos (820) e brasileiros (560). A instituição recebeu também turistas de países dos quatro continentes, mas em número menor.

Para José Domingos, coordenador do Gabinete Judaico da Câmara de Belmonte, este crescimento resulta de «uma ação consertada» entre o museu e operadores nacionais, de Israel e de outros países para dar “a conhecer e vivenciar as tradições e as memórias da comunidade judaica de Belmonte”. Por sua vez, o presidente do município, António Dias Rocha, assume que a vila quer ser «uma referência no turismo cultural judaico, mas também na produção, transformação e comercialização de produtos kosher em termos nacionais».

Entretanto, o Museu Judaico vai entrar em obras com vista à instalação de novos equipamentos interativos. Atualmente o espaço acolhe a exposição “Magen David”[a estrela de David], que reúne obras de 33 artistas de Israel.


Conteúdo Recomendado