‘Sussurradores’ vão espalhar poemas nas ruas da Guarda no Dia Mundial da Poesia

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) da Guarda anunciou hoje que vai assinalar o Dia Mundial da Poesia, que é comemorado na segunda-feira, com um programa que inclui a partilha de poemas, na rua, através de “sussurradores”.

Segundo a BMEL, no domingo e na segunda-feira, às 15h30 e às 10h30, respetivamente, decorrerá uma oficina de Sussurradores de poesia, por Miguel Horta.

A oficina é composta por duas fases, sendo que os participantes começam por trabalhar pequenos poemas, constroem e adornam o seu “Sussurrador” (tubo de cartão decorado ao gosto do construtor).

“Depois, às 15h30 do dia 21 [segunda-feira, Dia Mundial da Poesia] saem à rua e partilham os poemas ao ouvido de quem passa, através do ‘Sussurrador'”, explica a BMEL em comunicado.

Também na segunda-feira, pelas 21h30, a BMEL reúne os poetas da Guarda para momentos de leitura de poemas pelos autores e para uma conversa, conduzida por Joaquim Igreja, sobre a poesia e a criação literária.

O encontro contará com a participação dos poetas Daniel Rocha, José Monteiro, Américo Rodrigues, António Godinho, Susana Celina, João Rebocho, João Mendes Rosa, Susana Campos, Alexandre Gonçalves, Ana Monteiro e Maria Afonso, entre outros.

No dia 23, uma quarta-feira, às 18 horas, será realizado o colóquio “Poesia, luz no candelabro – três poetas da Guarda”, por José Manuel Mota da Romana.

“Será um contributo para o estudo e divulgação da obra de poetas nascidos no distrito da Guarda e reconhecidos no meio literário (Vasco Miranda, António Leitão e Américo Rodrigues)”, segundo a organização.

Ainda no âmbito da programação comemorativa do Dia Mundial da Poesia, a BMEL e a Ação Social da Câmara Municipal da Guarda promovem, entre segunda-feira e quarta-feira, uma ação denominada “Poesia T.Á.C.T.I.L.”.

Nos três dias da iniciativa, Rita Guedes vai transcrever para Braille poemas dos autores da Guarda Augusto Gil, José Augusto de Castro, João Patrício, António Monteiro da Fonseca, entre outros, sendo que a coletânea ficará disponível na BMEL.



Conteúdo Recomendado