Semana Santa na Guarda inclui encenação da Paixão e Morte de Jesus

A Câmara Municipal da Guarda anunciou hoje que o concelho vai assinalar a Semana Santa, entre 02 a 15 de abril, com várias iniciativas e, pela primeira vez, com a encenação da Paixão de Jesus.

Segundo a autarquia, a programação delineada em colaboração com instituições e associações do concelho, inclui atividades religiosas e culturais a realizar na cidade da Guarda e na aldeia de Pousade.

Um dos destaques do cartaz, hoje apresentado em conferência de imprensa, com a presença do vereador Victor Amaral, responsável pelo pelouro da cultura, inclui a representação da “Paixão de Jesus, segundo São Mateus”.

A encenação, a realizar pelas 21 horas do dia 09 de abril, ao ar livre, terá um percurso entre a Sé Catedral e a Torre de Menagem.

Segundo o padre Hélder Lopes, responsável pela direção artística, a iniciativa, realizada em colaboração com a autarquia, “vai contar com a colaboração de cerca de 250 atores amadores, naturais das paróquias do Arciprestado da Guarda”.

“Os atores estarão trajados à época de modo a conferir maior realismo à representação” disse o responsável.

A encenação contemplará cinco atos, a realizar em cinco espaços: Sé Catedral (entrada triunfal em Jerusalém e Ceia Pascal), Largo Amândio Paúl (agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras), Solar de Alarcão (Jesus no Tribunal Judaico), escadaria da Escola de Santa Clara (Jesus levado a Pilatos) e Torre de Menagem (Calvário).

Hélder Lopes referiu, tal como também foi sublinhado pelo padre Carlos Lages, padre arcipreste da Guarda, que a produção não será apenas uma representação, mas proporcionará “uma noite de Evangelho ao vivo”.

“Propomo-nos, à noite, tornar vivo o texto que as pessoas escutarem nas homilias desse domingo [de Ramos]”, disse.

O cartaz da Semana Santa da Guarda inclui ainda várias iniciativas a realizar na aldeia de Pousade, que envolverão mais de 60 pessoas, segundo os responsáveis pelo Grupo Cultural e Desportivo local.

Pousade organiza a Encomendação das Almas (08 de abril, à meia-noite), a Via Sacra (09 abril, às 22 horas), a representação da Última Ceia de Cristo (13 abril, 21 horas), um concerto de Cantos de Quaresma (14 abril, 21 horas) e uma exposição de Tributo ao Teatro Religioso (15 abril, 20 horas).

O programa inclui ainda, na cidade da Guarda, por iniciativa da Santa Casa da Misericórdia, a Procissão dos Passos (16:00 do dia 02 de abril) e o Enterro do Senhor (21:hdo dia 14).

O vereador Victor Amaral sublinhou, na conferência de imprensa de apresentação do programa, realizada no interior da Torre de Menagem da Guarda, que o cartaz da Semana Santa contribuirá para atrair pessoas para o concelho e para a cidade.

Disse que nesta quadra importa que a cidade mais alta do país “possa mostrar aos nativos” e aos visitantes “manifestações de grande envolvimento e de grande valor cultural”.


Conteúdo Recomendado