Projeto Diogo Piçarra em Pessoa apresentado em Almeida

Hoje, dia 20 de abril, pelas 14h30, o Audiório Municipal de Almeida irá receber a Apresentação do Projeto Diogo Piçarra em Pessoa.

A iniciativa resulta de uma parceria entre o Programa CLDS 3G de Almeida e a Câmara Municipal de Almeida que, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro (23 de abril), quiseram proporcionar aos alunos do 9.º ao 12.º ano do Agrupamento de Escolas de Almeida um momento pedagógico diferente do habitual, incentivando o gosto pela leitura.

Diogo Piçarra em Pessoa é um projeto que resulta do trabalho desenvolvido pelo músico Diogo Piçarra e da empresa Betweien que desenvolver concebe e implementa projetos inovadores. Trata-se de um projeto criativo de descoberta, reinvenção e reconstrução da obra de Fernando Pessoa e seus heterónimos, da autoria do músico Diogo Piçarra.

No livro, com o mesmo nome do projeto, Piçarra reinventa-se em Pessoa e na sua heteronímia, apresentando uma reconstrução de 20 poemas pessoanos, tendo por base as suas próprias vivências e as vivências dos seus próprios heterónimos, concebidos para o efeito. O livro tem uma natureza interativa, onde o leitor é desafiado a criar a sua própria versão dos poemas de Fernando Pessoa e a construir a biografia dos seus heterónimos. Cada poema apresentado no livro é também representado por ilustrações simples, que acompanharão o leitor na interpretação e análise da obra de Pessoa.

O projeto também incluiu a adaptação musical de dois poemas do livro: um poema de Fernando Pessoa e a reconstrução do mesmo feita pelo Diogo Piçarra. No final terá lugar uma sessão de autógrafos.


Conteúdo Recomendado