O nome Old Jerusalem vem de uma música de Will Oldham e Francisco Silva achou o título sonante e adotou-o para o seu projeto musical. Após mostrar as suas gravações caseiras aos músicos dos Alla Polacca, decidem fazer uma edição de autor conjunta para lançar “Old & Alla” numa edição limitada e numerada. O sucesso dessa edição fez com que ambos os projetos acabassem por fazer cópias em CD-R para distribuir pelos amigos e a fazer uma reedição.
Este sucesso conduziu Francisco Silva à editora Bor-Land e rapidamente as partes chegaram a um acordo para a gravação de “April”. Francisco entrou em 2002 no AMP Estúdio e trabalhou com Paulo Miranda “naquele que viria a ser aclamado pela crítica um dos melhores discos de 2003”. Durante 2003, Francisco começou a apresentar ao vivo temas novos, que viriam a integrar o disco seguinte do projeto – Twice the Humbling Sun. Francisco voltou a trabalhar o disco com o produtor Paulo Miranda em Viana do Castelo, localização do AMP Estúdio.
“Twice the Humbling Sun” viu a luz do dia logo nos primeiros meses de 2005 e recebeu um grande aplauso dos fãs que conquistou e da crítica, onde Blitz e Público partilham da opinião de que este foi “o melhor disco de 2005”.
Em 2011, através do coletivo de artistas PAD, fundado por membros dos peixe : avião, Old Jerusalem editou o seu quinto álbum, simplesmente intitulado “Old Jerusalem”. No seguimento da sua edição nacional pela PAD, Old Jerusalem foi editado na Alemanha via Broken Silence.
Os bilhetes terão o custo de 5€ e poderão ser adquiridos na bilheteira da Moagem, num evento organizado pelo Município do Fundão e que conta com o apoio da rádio nacional Antena 3 e com a presença do Gin de Cereja do Fundão.