Muralhas com História a partir de hoje em Sortelha

Entre hoje e domingo, a Câmara Municipal do Sabugal promove, uma vez mais, o evento temático “Muralhas com História”, na Aldeia Histórica de Sortelha.

A iniciativa realiza-se desde 2011 num ambiente de festa, com muitos mercadores, taberneiros, donzelas e cavaleiros, para além das personagens infindas que remetem os visitantes para a época medieval. A edição deste ano transportará os visitantes para o espírito trovadoresco do século XIII-XIV, uma vez que a Idade Média é a época do trovador, do cantor que deambula de terra em terra à procura do seu sustento.

A viagem medieval ao quotidiano medieval será complementada com mercado, tabernas, animação contínua, recriação histórica, torneios a cavalo, demonstração de ofícios, áreas expositivas (acampamento militar, jogos medievais, cetraria, falcoaria e animais de quinta), e ainda momentos mágicos com espetáculos de fogo e malabares.

Destaque para os espetáculos “Lenda das Lendas” (sexta-feira) e “Trovas e Provas a Dona Isabel” (domingo), encenados pelo grupo Anel de Pedra – Escola de Artes e Galandum Galundaina em concerto, sábado à noite.

O evento “Muralhas com História” irá decorrer entre hoje e domingo, mediante o seguinte horário: sexta-feira (dia 23) das 18 horas à meia-noite; sábado (dia 24) das 12 horas à meia-noite e domingo (dia 25) das 12 horas às 22h30.

Segundo a organização, “ao passar as portas de Sortelha todos os visitantes receberão um PASS’A PORTA que os convidará a descobrir os recantos de Sortelha.”

O preenchimento do PASS’A PORTA, com todos os carimbos com reprodução de marcas de canteiro existentes nas muralhas, distribuídos pelo núcleo amuralhado são premiados.

A sorte ditará os números premiados com ofertas especiais, que vão desde vouchers de alojamento em unidades de turismo em espaço rural, vouchers de degustação em restaurantes e vouChers de wellness em unidade termal, todos do concelho do Sabugal, até produtos com assinatura oficial das Aldeias Históricas de Portugal e do Ateliê Histórias Criativas, publicações do Município e outras surpresas personalizadas.

A Câmara Municipal do Sabugal irá disponibilizar aos visitantes um autocarro que fará o percurso de ida e volta, entre Sabugal e Sortelha, gratuitamente. O percurso faz-se entre o Largo da Fonte (junto ao posto de turismo), com paragem em Aldeia de S. António, e a entrada do centro histórico de Sortelha (poente). À chegada a Sortelha é ainda assegurado o transporte de 15 em 15 minutos entre os parques de estacionamento e a entrada no Centro Histórico.

Segundo a Câmara Municipal do Sabugal, “esta recriação histórica é um projeto cuja oferta cultural é uma estratégia de valorização, revitalização e promoção do património e do próprio território, com a intenção de possibilitar a todos o acesso a eventos deste tipo de expressão. O cenário dentro das “Muralhas com História” permite aproveitar o património dando-lhe vida e criando um ambiente ímpar e de forte expressividade.”

 

localizacaorestauracaoalojamento


Conteúdo Recomendado