João Morgado distinguido com Prémio Literário António Gaspar Serrano

O Prémio Literário António Gaspar Serrano, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Pombal, pretende homenagear o poeta pombalense, mas também incentivar a descoberta de novos valores no campo das letras, quer a nível local, regional e nacional.

No passado dia 7 de maio, João Morgado recebeu o prémio das mãos do presidente da Câmara de Pombal, Luís Mateus, na gala que homenageou aquele vulto da cultura local.

O conto ” Os Seios de Ofélia” de João Morgado teve votação unânime do júri. Segundo a declaração final, o texto aborda “o amor impossível de duas pessoas que passam a vida a olhar – se pela janela. Um conto surpreendente que nos prende desde o início e nos surpreende até à última frase, a última palavra. Uma sensibilidade tocante sobre o universo feminino…”

Para o autor este prémio vem “reconhecer o empenho pessoal em criar personagens com invulgar dimensão sentimental”.

João Morgado nasceu em 1965, em Aldeia do Carvalho, Covilhã, Portugal. É formado em Comunicação pela Universidade da Beira Interior e tem um mestrado em Estudos Europeus na Universidade de Salamanca, Espanha.

Trabalhou como jornalista e, para além da imprensa regional, escreveu no diário “Público” e semanário “Sol”. Consultor de comunicação nos meios empresariais e políticos, é actualmente chefe de Gabinete do Presidente da Câmara de Belmonte.


Conteúdo Recomendado