"A Imagem que Falta" em exibição no Teatro Municipal da Guarda

Na próxima terça-feira, dia 12 de abril, pelas 21h30, será exibido no pequeno auditório do Teatro Municipal da Guarda, o filme de Rithy Panh.

Nascido em 1964 no Camboja, o realizador Rithy Panh viveu de perto as atrocidades cometidas pelo regime Kh- mer Vermelho, liderado pelo ditador Pol Pot durante os anos de terror em que esteve no poder, entre 1975 e 1979.

Nesses quatro anos terríveis, em que 1,7 milhões de cambojanos pereceram de exaustão, tortura e malnutrição, Panh viu morrer toda a sua família. Assim, com base na sua própria autobiografia, intitulada “The Elimination: A survivor of the Khmer Rouge confronts his past and the commandant of the killing fields”, o realizador junta imagens de arquivo, fotografias e clipes de propaganda do Partido Comunista e recria a sua história pessoal, que é também um trecho importantíssimo da História do seu país.

Para representar os familiares e outros prisioneiros dos campos de trabalho forçado, são usadas centenas de bonecos de barro cuidadosamente esculpidos e pintados por Sarith Mang, que seguem a acção narrada em francês pelo actor cambojano Randal Douc. Um filme sobre resiliência e memória que foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e venceu o Prémio do Júri na secção “Un Certain Regard” do Festival de Cannes.

Os bilhetes para assistir ao filme podem ser adquiridos aqui.


Conteúdo Recomendado