Guarda celebra Semana Santa

Música, teatro religioso, encenações, culto. Na Guarda são muitas as propostas para a celebração da Semana Santa.

O Município da Guarda volta a promover, entre 7 e 20 de abril, com a parceria de várias entidades, o Ciclo Cultura e Fé com atividades na cidade, mas também noutras duas localidades do concelho: Pousade e Marmeleiro. Mais do que um evento religioso, a Semana Santa assume uma forte componente cultural e social, apresentando uma programação constituída por música, teatro e recriações bíblicas num momento de exaltação do património material e imaterial que carateriza as celebrações da Páscoa e que preconiza a Guarda como Candidata a Capital Europeia da Cultura.

Do programa destaca-se a 16 de abril, na Sé da Guarda, pelas 21h30, a música do quarteto de vozes Búlgaro, Quartet Slavey que traz para esta récita na catedral um reportório com temas religiosos da Igreja Eslava do século XIV ao século XX. O grupo – com soprano, mezzo-soprano, alto e contralto – foi fundado em 1991 pela cantora Nadka Karadjova. E ainda a tradição do teatro religioso em Pousade, com o outro dos grandes destaques deste cartaz: “A última Ceia”. Trata-se de um espetáculo comunitário, com encenação de Daniel Rocha, que envolve muitos dos habitantes da aldeia de Pousade e que está agendado para Sexta-feira Santa, 19 de abril, às 22h00 no anfiteatro ao ar livre desta localidade.

Mas, segundo o Município “há muito mais neste cartaz da Semana Santa Guardense. Tudo começa, no dia 7 e abril, domingo, com a Procissão dos Passos, às 16h00, a partir da Igreja da Misericórdia. Segue-se no dia 14 de abril a “Paixão de Jesus Segundo São Lucas” numa organização do Arciprestado da Guarda. A encenação está marcada para as 21h00, junto à Sé.”

A 17 de abril será o Grupo Manantial (Ciudad Rodrigo) a apresentar “A Paixão de Jesus” na localidade de Marmeleiro, pelas 20h30. E no dia 19, pelas 21h00, acontece o “Enterro do Senhor”, na Igreja da Misericórdia. O Programa da iniciativa é encerrado no dia 20 de abril na Igreja Matriz de Pousade pelas 18h00 com os “Cantos de Misericórdia e Paixão” apresentados pelo grupo da Casa Do Povo do Paúl.

Este programa comemorativo é promovido pelo Município da Guarda em parceria com: União de Freguesias de Pousade – Albardo, Junta de Freguesia do Marmeleiro, Jornal A Guarda, Grupo Cultural e Desportivo Pousadense, Centro de Cultura do Marmeleiro, Santa Casa da Misericórdia da Guarda e Arciprestado da Guarda.

PROGRAMA
CULTURA E FÉ SEMANA SANTA

7 de abril
16h00 – Procissão dos Passos
Guarda
Org.: Santa Casa da Misericórdia da Guarda

14 de abril
21h00 – Paixão de Jesus Segundo São Lucas
Guarda
Org.: Arciprestado da Guarda
Apoio: CMG/ICAA e Jornal A GUARDA

16 de abril
21h30 – Quartet Slavey (Bulgária)
Sé da Guarda
Org.: CMG/ICAA

17 de abril
20h30 – Paixão de Jesus | Grupo MANANTIAL (Ciudad Rodrigo)
Marmeleiro
Org.: Centro de Cultura do Marmeleiro
Apoio: CMG/ICAA, Junta de Freguesia do Marmeleiro e Jornal A GUARDA

19 de abril
21h00 – Enterro do Senhor
Guarda
Org.: Santa Casa da Misericórdia da Guarda

22h00 – A Última Ceia (espetáculo comunitário)
Pousade
Org.: Grupo Cultural e Desportivo Pousadense e CMG/ICAA
Apoio: União de Freguesias de Pousade e Albardo

20 de abril
18h00 – Cantos de Misericórdia e Paixão | Casa do Povo do Paúl
Igreja Matriz de Pousade
Org.: Grupo Cultural e Desportivo Pousadense e CMG/ICAA
Apoio: União de Freguesias de Pousade e Albardo

 


Conteúdo Recomendado