Gouveia e Melo recebem fim das comemorações do centenário de Vergílio Ferreira

O município de Gouveia encerra o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, no dia 28, com várias atividades, incluindo o lançamento de uma publicação com “dezenas de ensaios de reputados vergilianos” nacionais e estrangeiros.

A autarquia de Gouveia refere, em nota hoje divulgada, que o programa comemorativo termina “com um conjunto de eventos que pretendem manter a dinâmica de um programa iniciado precisamente há um ano, quando se assinalaram os cem anos do nascimento do escritor nascido em Melo”, naquele concelho da Serra da Estrela, no distrito da Guarda.

O autor de “Manhã Submersa” nasceu na aldeia de Melo, no concelho de Gouveia, a 28 de janeiro de 1916, e morreu a 01 de março de 1996.

O programa, a realizar sob o lema “366 dias a (re)viver Vergílio Ferreira”, começa com uma caminhada pelo Roteiro Literário Vergiliano, organizada pela Juventude Melense em colaboração com a Junta de Freguesia de Melo.

Para as 11 horas, está marcada a apresentação, para a Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, em Gouveia, do volume coletivo “Vergílio Ferreira – Escrever e Pensar ou O Apelo Invencível da Arte”, editado pelo município em colaboração com o Instituto de Literatura Comparada da Faculdade de Letras do Porto.

Segundo a fonte, a publicação “contém dezenas de ensaios de reputados virgilianos, portugueses e estrangeiros” e é o resultado do colóquio internacional com o mesmo nome, realizado em maio de 2016, no Porto e em Gouveia.

A aldeia de Melo, terra natal do escritor, será o palco das iniciativas a realizar na tarde daquele dia.

Às 14h30, terá início um encontro das bandas musicais do concelho de Gouveia, seguido da inauguração de uma estátua dedicada a Vergílio Ferreira, da autoria do escultor António Nogueira.

Posteriormente, será assinado o contrato de aquisição, pelo município de Gouveia, da “Casa Amarela”, que pertenceu aos pais de Vergílio Ferreira e que inspirou a arquitetura da casa da ficção de “Para Sempre” e “Cartas a Sandra”.

A autarquia assinala que este será um dos momentos “mais relevantes” do programa comemorativo, “sobretudo pela atratividade que irá gerar, no futuro, junto dos estudiosos e leitores de Vergílio Ferreira, mas também enquanto polo de desenvolvimento cultural local”.

O programa comemorativo do Centenário do Nascimento de Vergílio Ferreira termina à noite, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Gouveia, com um concerto de Rodrigo Leão, que inclui um tema em estreia nacional e de homenagem ao autor de “Cântico Final”.

O músico será acompanhado em palco pela Orquestra Ligeira de Gouveia, dirigida pelo maestro Hélder Abreu.


Conteúdo Recomendado