Farrapeiros em festa no Dominguizo

A aldeia de Dominguizo, no concelho da Covilhã, vai homenagear com uma feira durante o fim de semana os farrapeiros, pioneiros da reciclagem, mas que a faziam como forma de subsistência.

Na aldeia vivia o maior núcleo de negociadores de resíduos, que recolhiam restos de tecidos, metais e outras matérias, que depois vendiam “às fábricas da Covilhã e outras da região Centro”, explica um dos organizadores do certame.

A atividade teve o ponto alto na segunda metade do século passado e desapareceu “quase por completo” há cerca de quinze anos.

Quem vive na aldeia, hoje coleciona histórias de antepassados que andavam de terra em terra em busca dos resíduos e foram “os primeiros a exercer a atividade de reciclagem”.

Na altura “ainda não havia preocupações ambientais, o objetivo era a subsistência, mas já a faziam [a reciclagem] sem saber”.

Este fim de semana, o Dominguizo organiza mais uma edição da Festa dos Farrapeiros, com animação musical, tasquinhas e um espaço museológico que recorda a tradição daquelas figuras.

A aldeia vai ser invadida por tasquinhas onde não vão faltar velharias e artesanato;  gastronomia; quermesse e muita animação, num certame que os organizadores acreditam “ter pernas para continuar nos próximos anos”.

A organização é da Junta de Freguesia do Dominguizo.

 

13511530_1242494099096198_1796656868_n


Conteúdo Recomendado