Exposição Permanente do Museu de Vilar Maior inaugurada esta semana

A inauguração está agendada para as 18 horas da próxima quarta-feira, dia 10 de agosto.

A criação do Museu de Vilar Maior surgiu da necessidade de expor condignamente o espólio recolhido ao longo dos anos pela professora Maria Delfina Magalhães da Cruz Marques, tendo sido inaugurado a 22 de agosto de 1998, sob a tutela da Associação Cultural, Desportiva e Social de Vilar Maior.

Partindo do espólio existente e do objetivo definido no Projeto Museológico criado, foram traçadas as linhas condutoras da nova exposição permanente tendo dois fulcros principais: o edifício e as peças. A história do edifício é contada através de algumas peças pertencentes ao conjunto, e o restante espólio (etnográfico, documental e religioso) foi dividido por vários núcleos, através da conjugação de objetos e grafismos, criados para o efeito, resultando  em diversas áreas: a casa rural, o trabalho do campo, o ciclo do linho, os ofícios (barbeiro, alfaiate/costureira, carpinteiro), o rito litúrgico, a Misericórdia de Vilar Maior, enquadrados pela documentação gráfica e fotográfica (também pertencentes ao acervo) que revelam os traços da história da localidade.

No dia 11 de agosto, quinta-feira, o Museu de Vilar Maior vai estar aberto das 10 às 17 horas; sendo que, futuramente, visitas não marcadas estão sujeitas à disponibilidade da Junta de Freguesia (Telf. 271 647 531 ǀ Telm. 926 889 140) e visitas guiadas para grupos estão sujeitas a marcação prévia, com uma semana de antecedência, (www.cm-sabugal.pt; geral@cm-sabugal.pt; Telf. 271 751 040).


Conteúdo Recomendado