Exposição de Eduardo Pinto Teixeira patente em Almeida

A mostra fotográfica, intitulada “O Prazer de Fotografar”, estará patente até ao próximo dia 29, no Turismo Municipal de Almeida.

O autor nasceu na freguesia de S. Gonçalo, Amarante, em 1933. Começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes. Foi membro activo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente a Associação Fotográfica do Porto, o Grupo Câmara (Coimbra) e a Associação Fotográfica do Sul (Évora).

Herdou do seu pai — também fotógrafo — o prazer de fotografar. A sua longa experiência de toda uma vida e o seu olhar poético sobre a realidade fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX.

A sua obra aborda diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar. Com fotografias como «Rodopio», «Igreja de S. Gonçalo», «De Regresso», «Tema de Pintores», «Matinal» e «Quietude», entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960) — uma das mais altas distinções a nível nacional.

Falecido em janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto deixou um espólio fotográfico de valor incalculável sendo vontade da família promover a sua divulgação a referida exposição.

Localizado nas Portas de S. Francisco, o espaço encontra-se aberto de segunda a sexta-feira das 9 horas às 12h30 e das 14 às 17h30. Aos sábados, domingos e feriados o horário é das 10 horas às 12h30 e das 14 às 17h30.

 

Para mais informações, os interessados podem contactar o Turismo Municipal de Almeida, através dos seguintes contactos 271 570 020 ou turismo.almeida@cm-almeida.pt.

 


Conteúdo Recomendado