Exposição de Eduarda Lapa patente em Trancoso

De 16 de julho a 30 de stembro, o Centro Cultural de Trancoso irá acolher a mostra de pintura.

Eduarda Lapa nasceu em Trancoso a 15 de outubro de 1895 e cedo foi estudar para Coimbra, mais tarde para Porto e posteriormente para Lisboa. Foi aluna dos prestigiados mestres Artur Loureiro, Emília Santos Braga e Armando de Lucena. Ficando desde sempre marcada pela influência do naturalismo.

Em 1930, estudou em Paris, para aperfeiçoar a sua técnica. Esta passagem pela capital francesa, permitiu-lhe conhecer personalidades notáveis dos meios artísticos parisienses da altura como a pintora brasileira Helena Pereira da Silva, o japonês Riokai, o húngaro Arpad Szenes e a esposa portuguesa Helena Vieira da Silva. Com esta última, e apesar das diferenças artísticas, irá manter uma grande amizade e admiração recíproca que durará ao longo da sua vida.

Pintou vários géneros e temas como a natureza-morta, as marinhas, as paisagens e os retratos, mas foi com a pintura de flores que o seu sucesso alcançou maior destaque durante as décadas de 30 e 60 do século vinte, granjeando um enorme sucesso no público e imenso respeito pelos seus pares.

Os seus trabalhos estão expostos em alguns do mais relevantes museus nacionais como o Museu Machado Castro (Coimbra), Museu de Aveiro, Museu da Guarda, Museu José Malhoa (Caldas da Rainha), Museu Soares dos Reis (Porto), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa); noutros de menor projeção artística como Casa-Museu Abel Salazar, Museu Marítimo de Ílhavo, Museu de Vouzela ou coleções particulares.

Faleceu no dia 9 de setembro de 1976 na sua casa de Lisboa, na Rua Capitão Renato Batista, onde a Câmara Municipal da cidade fez descerrar uma lápide e tendo atribuído o seu nome a uma rua na freguesia de Marvila.

Nesta exposição estarão patentes dezanove quadros e uma fotografia, bem como alguns objetos pessoais da pintora Eduarda Lapa. Os principais motivos da sua obra podem ser observados na exposição, da qual se destaca o quadro “Rua do Pincho”, único quadro sobre Trancoso desta coleção.


Conteúdo Recomendado