Covilhã acolhe o primeiro Concurso Internacional de Percussão da Beira Interior

Decorre na Covilhã, de 18 a 23 de março, aquele que será o primeiro concurso internacional de percussão realizado na Beira Interior. Promovido pela Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), a iniciativa que terá lugar de dois em dois anos, traz à Covilhã 42 executantes. O grande vencedor terá a oportunidade de tocar em seis concertos em outros concelhos da região.

“Este é um sonho antigo. Tínhamos apontado como números de sucesso, de 20 a 25 concorrentes, até porque têm que passar por provas das especialidades de “lâminas”, “peles” e “acessórios”. Para nosso espanto, são 42 concorrentes, um número bastante elevado”, considera o presidente da ACBI.

O vencedor da categoria principal (categoria D – dos 18 aos 30 anos), do primeiro concurso internacional de percussão a realizar-se na Beira Interior, ganha a possibilidade de mostrar o seu valor em mais seis concertos pela região. “Serão concertos devidamente pagos, cada um no valor de 500 euros, o que dá um prémio total de 3.000 euros. A ideia é a de que esta situação nascida na Covilhã também possa ser importante para o resto da região”, explica Luís Cipriano.

Não sendo um prémio muito habitual neste tipo de concursos, o maestro esclarece que o vencedor “ganha o concurso e vai justificar seis vezes porque é que o ganhou. Nós na música temos continuamente que estar a justificar o nosso valor. Por outro lado, pode-se mostrar e ainda ser pago por isso”. De resto, destaca que “este conceito de prémio foi do agrado de toda a gente, inclusive dos participantes”. Por agora, ainda não estão definidos os municípios que vão receber os concertos.

Concorrem nesta categoria 12 participantes, número igual ao da categoria C (dos 16 aos 18 anos), onde o vencedor participará no estágio da Orquestra de Sopro da Comunidade Europeia, que este ano se realiza na Eslovénia. O vencedor da categoria B (dos 12 aos 16 anos) irá integrar um estágio da Orquestra do Luxemburgo e o da categoria A (até aos 12 anos) receberá material específico para o estudo da música, como baquetas e partituras.

Organizado pela ACBI, com o apoio da Câmara da Covilhã, da empresa municipal ICOVI, da Universidade da Beira Interior (UBI) e da Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI), o concurso está orçado em cerca de 30.000 euros.

O concurso terá duas fases para as quatro categorias, não havendo limite para os concorrentes que podem passar à fase seguinte. Entre os participantes há alunos de outros países que estudam em Portugal e alunos portugueses que estudam no estrangeiro.

Destacando a aposta na “qualidade do concurso”, o presidente da ACBI sublinha o facto de o júri ser formado por músicos profissionais de renome. De resto, vão fazer o concerto de abertura no dia 18, pelas 17.30. O concerto de encerramento fica a cargo dos vencedores, dia 23, às 21.00. Ambos os concertos têm lugar no auditório da Faculdade de Medicina da UBI e têm entrada livre.

O concurso conta ainda com a colaboração logística de três das principais marcas de instrumentos de percussão, que disponibilizam para o evento material no valor de 109 mil euros. “Os instrumentos que vão ser colocados para o concurso pelas marcas poderão ser depois comprados pelos concorrentes a preços mais baixos, se assim entenderem”, esclarece Luís Cipriano.

Presente na conferência de imprensa que serviu para apresentar o concurso, o vereador da Cultura da Câmara da Covilhã sublinhou o “enorme orgulho da autarquia em associar-se à ACBI”, considerando mesmo que “não há dinheiro que pague uma iniciativa deste gabarito”.

Para Jorge Torrão, “estamos perante um acontecimento de indiscutível valor cultural e social”, sendo que “esta é mais uma prova de que queremos fazer na Covilhã uma calendarização cultural condizente com os agentes culturais que temos na cidade e no concelho, e com o histórico musical que tem a nossa cidade”.


Conteúdo Recomendado