Colóquio Internacional Vergílio Ferreira no Porto e em Gouveia

O Colóquio Vergílio Ferreira – Escrever e Pensar ou o Apelo Invencível da Arte irá decorrer, nos dias 18 e 19 de maio, na Fundação Eng.º António de Almeida, no Porto, e 20 e 21, no Teatro-Cine de Gouveia.

Vergílio Ferreira – Escrever e Pensar ou o Apelo Invencível da Arte conta com a participação dos principais estudiosos nacionais e internacionais da obra de Vergilio Ferreira.

As comunicações sobre o autor de “Até ao Fim”, apresentadas na Fundação Eng.º António de Almeida, serão proferidas por Perfecto Cuadrado (Espanha), Rosa Maria Goulart, Ana Paula Coutinho, Arnaldo Saraiva, Celeste Natário, Joana Matos Frias, Magdalena Doktorska (Polónia), Maria João Reynaud e Renato Epifânio, enquanto em Gouveia, as sessões contarão, com as comunicações de: Luci Ruas (Brasil), Isabel Pires de Lima, Gavilanes Laso (Espanha), José Rodrigues de Paiva (Brasil), Sárka Grauová (República Checa), Isabel Cristina Rodrigues, António Gordo, Jorge Valentim (Brasil), Ana Turíbio e Gabriel Magalhães. A conferência de encerramento será proferida por Helder Godinho.

Na manhã de 21 de maio, Alípio de Melo, Almeida Faria, Ángel Marcos de Dios (Espanha) Liberto Cruz e Eduardo Lourenço estarão também em Gouveia para falarem sobre o amigo e o escritor. Do programa constam ainda momentos musicais protagonizados pelo grupo de fados de Coimbra, In Illo Tempore, e pela Orquestra Ligeira de Gouveia, bem como uma visita à aldeia eterna (Melo) do escritor e a estreia do documentário “Aldeia Eterna”.

O Município de Gouveia e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto pretendem, deste modo, valorizar e promover a escrita e o pensar vergilianos reposicionando a obra do autor na centralidade e importância que esta tem na literatura nacional e internacional.

Organizado pelo Município de Gouveia em parceria com o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), o Colóquio Internacional conta ainda com a colaboração da Abraplip – Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa, do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar ‘Cultura, Espaço e Memória’ e do Grupo de Investigação “Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal” do Instituto de Filosofia, ambos da FLUP e insere-se no âmbito das actividades promovidas pelo Município de Gouveia durante o ano de 2016 que assinalam o Centenário do Nascimento de Vergílio Ferreira.


Conteúdo Recomendado