Cápsula do Tempo celebra hoje o 3º Aniversário

Hoje, dia 1 de julho, que Jorge Silva Carvalho, ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) está na Guarda para apresentar a conferência “O segredo e a informação estratégica em Democracia”.

A conferência acontece no âmbito do terceiro aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050 e está agendada para as 18 horas desta sexta-feira, dia 1 de julho, no Auditório da ACG – Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda, um dos parceiros da Cápsula do Tempo.

Antes da conferência, o programa de aniversário tem início às 17h30, na Encosta do Tempo, junto à Torre de Menagem, onde o historiador e investigador da Guarda Manuel Luís dos Santos irá cinzelar a pedra 2016 do Passeio do Tempo que circunda o local Cápsula. Seguidamente, à semelhança de anos anteriores, uma nova árvore será plantada na Encosta.

O encerramento do programa de aniversário acontece com o lançamento de mais uma chávena de coleção da autoria do arquiteto António Saraiva, que em 2016 inclui uma mensagem codificada.

Este ano, o tema e o orador da conferência estão a cargo da Rádio Altitude. Jorge Silva Carvalho é especialista em Estratégia, Informações e Inteligência Económica e Competitiva, antigo quadro dirigente do Serviço de Informações e Segurança (SIS) e ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED).

A Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi um projeto que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre e os 65 Anos da Rádio Altitude, a 1 de julho de 2013. Na Encosta do Tempo, junto à Torre de Menagem da Guarda, foi enterrada a Cápsula do Tempo, um depósito que reúne os testemunhos, as fotografias e alguns objetos de 40 personalidades de diversas áreas profissionais e de algumas entidades, empresas e turmas de escolas. A Cápsula do Tempo será desenterrada a 1 de julho de 2050, sendo que anualmente estão previstas várias ações para a recordar e para dinamizar a Guarda.

 


Conteúdo Recomendado