Candidaturas ao Prémio Eduardo Lourenço terminam este mês

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI), na Guarda,tem abertas as candidaturas ao Prémio Eduardo Lourenço 2018, destinado a premiar personalidades ou instituições “com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas”.

Segundo o CEI, até ao dia 23 de março “qualquer instituição ou pessoa pode enviar propostas de candidatura” à 14.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, cujo regulamento pode ser consultado em www.cei.pt.

O galardão, no montante de 7.500 euros, será atribuído por um júri constituído pelos membros da direção do CEI (reitores das Universidades de Coimbra e de Salamanca e presidente da Câmara Municipal da Guarda) e por mais oito personalidades, sendo, no presente ano, presidido pelo reitor da Universidade de Salamanca (Espanha), refere a organização em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

O prémio com o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, mentor e diretor honorífico do CEI, que tem sede na Guarda, teve a sua primeira edição em 2004 e já distinguiu várias personalidades de relevo de Portugal e de Espanha.

Nas edições anteriores receberam o Prémio Eduardo Lourenço a professora catedrática Maria Helena da Rocha Pereira, o jornalista Agustín Remesal, a pianista Maria João Pires, o poeta Ángel Campos Pámpano, o professor catedrático de direito penal Jorge Figueiredo Dias, os escritores César António Molina, Mia Couto, Agustina Bessa Luís e Luís Sepúlveda, o teólogo José María Martín Patino, os professores e investigadores Jerónimo Pizarro e Antonio Sáez Delgado e o jornalista e escritor Fernando Paulouro das Neves.

O CEI foi criado a partir de um desafio lançado pelo ensaísta Eduardo Lourenço, natural de São Pedro do Rio Seco, no concelho de Almeida, distrito da Guarda, na sessão solene comemorativa do Oitavo Centenário do Foral da Guarda, em 1999.

Surgiu em resultado de uma parceria que envolveu inicialmente a Câmara Municipal da Guarda e as Universidades de Coimbra e de Salamanca e, mais tarde, o Instituto Politécnico da Guarda.

 


Conteúdo Recomendado