Biblioteca Municipal da Guarda assinala 400 anos da morte de Cervantes

Fonte: http://www.mun-beira.pt/index.asp?idedicao=5

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), da Guarda, anunciou hoje que no mês de maio vai assinalar os 400 anos da morte de Miguel de Cervantes, com exposições, conferências, música, oficinas, filmes, teatro e conversas.

“No ano em que se assinalam os quatrocentos anos da morte de Miguel de Cervantes, a BMEL destaca aquela que é considerada uma das grandes figuras da literatura de todos os tempos, através de um variado leque de iniciativas”, refere a biblioteca em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

Segundo a fonte, Miguel de Cervantes Saavedra, romancista, dramaturgo e poeta castelhano (29 de setembro de 1547 – 22 de abril de 1616), considerado “um dos maiores escritores espanhóis”, destacou-se “pela sua obra-prima, mundialmente conhecida, ‘Dom Quixote de La Mancha'”.

O ciclo dedicado ao escritor começa na terça-feira, dia 03 de maio, com a exposição “Ler a Mancha: 5 ilustradores e 5 escritores recriam o Quixote”, que ficará patente ao público até ao dia 30.

“Sob o signo de ‘Dom Quixote, Sancho Pança, Roncinante, Dulcineia e Cervantes’, reúnem-se nesta exposição excertos de textos de Vasca Graça Moura, António Mega Ferreira, Diniz Machado, José Eduardo Agualusa e Francisco José Viegas e ilustrações de André Letria, Pedro Nora, Alex Gozblau, Gonçalo Pena e Bela Silva”, é explicado.

Entre 03 e 30 de maio também decorrerá a mostra “D. Quixote lá de casa”, elaborada com a colaboração de vários leitores, através do empréstimo do seu exemplar de ‘D. Quixote de La Mancha’.

“O resultado é uma exposição com diferentes edições da obra, tanto em português como em castelhano, algumas com ilustrações de Lima Freitas ou Gustave Doré e até uma edição liliputiana”, indica a fonte.

O programa também inclui, no dia 10, uma segunda-feira, às 18 horas, a conferência “Onze anos de centenários: vida e obra de Miguel de Cervantes no século XXI”, por Alexia Dotras.

Na música, Sérgio Pelágio e Isabel Gaivão, da Companhia Real Pelágio, vão apresentar, no dia 17, uma terça-feira, às 10 horase às 14h30, o espetáculo “Histórias magnéticas: o meu primeiro D. Quixote”.

Outra forma original para conhecer melhor a obra de Cervantes será a oficina de origami “D. Quixote e outras figuras em papel”, por João Charrua, no dia 21, um sábado, às 14h30 e às 16h30.

No dia 23, uma segunda-feira, às 21h30, será exibido o filme “Dom Quixote”, de Orson Welles e, no dia 30, uma segunda-feira, às 18:00, será projetado o documentário “Don Quichotte de Cervantes”, de Eric Rohmer.

A 27 de maio, uma sexta-feira, às 18 horas, os alunos do 4.º ano da escola EB das Lameirinhas apresentam o resultado final de um trabalho, que têm vindo a desenvolver desde o mês de abril, após a leitura da obra “O meu primeiro D. Quixote” de Alice Viera.

A programação da BMEL dedicada a Cervantes encerra no último dia do mês, uma terça-feira, às 16 horas, com a apresentação de “Sancho Pança, governador da ilha dos lagartos” de António José da Silva.


Conteúdo Recomendado