Apresentada primeira série de Violas Beiroas ‘made in’ Idanha

O modelo da Viola Beiroa construído em Idanha-a-Nova foi apresentado publicamente no passado sábado, dia 4 de março, na conclusão do primeiro curso dedicado à construção deste instrumento tradicional.

Foram apresentados 12 exemplares da Viola Beiroa e dois do “Cavaquinho Beirão” ou “Beiroinha”, uma inovação originada no curso, que corporizam a aposta numa oficina de construção e aprendizagem em Idanha-a-Nova.

“Conseguimos recuperar uma memória do concelho. A partir de agora, a produção regular e o ensino da Viola Beiroa são uma realidade”, referiu João Abrantes, diretor artístico da Filarmónica Idanhense, promotora do projeto em parceria com a Câmara de Idanha-a-Nova.

Armindo Jacinto, presidente da autarquia, manifesta a sua satisfação com os resultados: “Quando idealizámos a nossa estratégia enquanto Cidade Criativa da UNESCO, na área da Música, este era um dos projetos a levar por diante. Construíram-se 12 exemplares da Viola Beiroa com madeiras da melhor qualidade e resgataram-se memórias que fazem parte da nossa identidade. Isso permite-nos valorizar o nosso património cultural, criar autoestima nas populações, integrar de novo a Viola Beiroa nos nossos grupos culturais e internacionalizá-la para o mundo inteiro”, afirma.

Há mais de 50 anos que a Viola Beiroa estava praticamente extinta no concelho de Idanha-a-Nova. Ao longo de quatro meses, nove formandos aplicaram-se na construção de exemplares sob orientação do mestre Alisio Saraiva, figura central na revitalização do instrumento nos últimos anos.
O curso teve por referência o modelo exposto no Museu Nacional de Etnologia, que era tocado por Manuel Moreira, de Penha Garcia, um dos mais influentes tocadores de Viola Beiroa.

Alisio Saraiva, que há 24 anos estuda o instrumento e é responsável por uma nova e mais versátil afinação, explica que “o modelo antigo não foi apenas recriado como também inovado, no sentido de o tornar mais funcional, sempre com respeito pelos traços que o definem”.
A primeira série de 12 instrumentos vai ser disponibilizada para o ensino da construção e execução da Viola Beiroa e para utilização por grupos tradicionais do concelho de Idanha-a-Nova.

A partir de agora, a Oficina da Música Tradicional está preparada para receber encomendas e comercializar o instrumento para todo mundo.


Conteúdo Recomendado