22ª edição do CineEco com 90 filmes a concurso

A presente edição terá como convidado especial o FINCA – Festival Internacional de Cinema de Buenos Aires, Argentina.

Feitas as apresentações, começou a contagem decrescente para a 22ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela. Dedicado única e exclusivamente à temática ambiental, no seu sentido mais amplo, o certame decorre de 8 a 15 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia.

Sob o signo “Nuclear, Não Obrigado!”- pretendendo alertar, prevenir e sensibilizar pessoas, instituições e governos para os perigos que a exploração de energia nuclear traz ao planeta e à qualidade de vida dos cidadãos – o festival contou com mais de 600 documentários candidatos, oriundos de mais de 30 países.

Para celebrar os 22 anos de existência contínua, foram selecionados 90 filmes que farão parte integral da programação desta edição, 27 dos quais realizados ou coproduzidos por portugueses. A seleção oficial está disponível para consulta no site www.cineeco.pt.

Para além das sessões especiais, a seleção oficial de filmes será repartida por várias secções competitivas como longas, médias e curtas-metragens internacionais, séries, documentários e reportagens de televisão, longas, médias e curtas-metragens da lusofonia e, ainda, uma seção dedicada ao panorama regional.

O certame inclui ainda um conjunto de atividades desenvolvidas ao longo dos oito dias de festival, entre as quais se encontram conferências, concertos, workshops e exposições, que se conjugam com os vários ciclos de cinema.

Este ano, o CineEco também vai às escolas. O evento tem vindo a atrair milhares de crianças e jovens do concelho e região envolvente. Como tal, serão realizadas as habituais sessões infantis e para as escolas.

Os objetivos passam por transformar este concelho que é porta de entrada da serra da Estrela numa referência a nível da preservação ambiental e do crescimento sustentado e sustentável, bem como, cativar novos públicos, sensibilizando-os tanto para o cinema como para a temática da sustentabilidade ambiental.

Recorde-se que o CineEco é um dos festivais de cinema ambiental mais antigos do mundo e um dos fundadores da plataforma internacional ‘Green Film Network’, que congrega 28 festivais internacionais da categoria ‘ambiente’.


Conteúdo Recomendado