Criação de novas empresas de tecnologia subiu 12% em 2013

http://allaboutcloud.info/wp-content/uploads/2014/01/Cloud-Storage.jpg

A situação está a melhorar no setor das tecnologias de informação, segundo os dados de um novo relatório da Informa D&B, divulgado hoje.

A “Radiografia do Setor das Tecnologias e da Comunicação em Portugal” mostra que o ritmo de criação de novas empresas subiu 12% no ano passado, face a 2012.

Apesar de 364 encerramentos de empresas do setor em 2013, foram criadas 1167 startups, acima da média anual – nascem cerca de 900 empresas de TIC todos os anos em Portugal. Estes dados também indicam que, por cada empresa de TIC que encerrou, abriram três.

Os encerramentos diminuíram 22% em relação a 2012, um ano muito difícil para o setor, mas os casos de insolvência aumentaram – de 68 para 72.

“O setor das TIC está a assumir um papel muito interessante no nosso tecido empresarial. É um setor jovem, em que a idade média das empresas é de 7,4 anos e onde nascem três vezes mais empresas do que as que encerram”, sublinha Teresa Cardoso de Menezes, diretora geral da Informa D&B. “Tem também um perfil exportador muito relevante, com 32% das empresas do setor a exportar, o que representa o dobro do tecido empresarial, que tem 16% de empresas exportadoras.”

O relatório indica que quase todas as empresas TIC são de pequena dimensão (93,4% têm volume de negócios até 2 milhões de euros). São as empresas de grande dimensão (com mais de 50 milhões de euros de volume de negócios) que mais contribuem para o volume total do setor, mas são as PME que mais empregam (65%).

Mais de metade do setor (53%) tem até 5 anos, sendo que metade do volume de negócios é gerado pelas empresas maduras (com 20 ou mais anos) e metade do emprego pelas empresas adultas (entre 6 e 19 anos).


Conteúdo Recomendado