Covilhã celebra Abril com poesia

A autarquia irá partilhar na sua página de Facebook, diariamente e até ao dia 25, poemas alusivos à “Revolução dos Cravos” e no sábado, os poemas vão percorrer as ruas da Covilhã.

A Câmara Municipal da Covilhã está a promover a iniciativa “Poetas da Liberdade”. Num contexto de combate à pandemia de covid-19, com a correspondente necessidade de isolamento social, as comemorações do 25 de Abril serão este ano bastante diferentes e mais limitadas refere uma nota da autarquia.


No sentido de assinalar este momento tão marcante da história de Portugal, a autarquia irá partilhar na sua página de Facebook, diariamente e até ao dia 25, poemas alusivos à “Revolução dos Cravos” e à liberdade, da autoria de Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner Andresen, José Jorge Letria, Zeca Afonso e José Carlos Ary dos Santos.


No próximo sábado, dia 25 de abril, irá circular um carro com altifalante que levará estes poemas de Abril às ruas da Cidade e de todo o concelho da Covilhã. O Município apela à participação dos covilhanenses nesta iniciativa, indo às varandas e janelas das suas casas para lerem os poemas que ecoarão nas suas ruas, à passagem do carro de som.


Em paralelo, durante esta semana, a Câmara Municipal convida os covilhanenses a serem vozes da Liberdade, transpondo os limites do seu confinamento através de poesia dita em cada casa e partilhada nas redes sociais (gravações áudio/audiovisuais). Os registos deverão ser enviados para biblioteca@cm-covilha.pt.


Esta será uma forma simbólica, mas sentida, de homenagear os heróis de Abril e participar coletivamente na comemoração do Dia da Liberdade, ressuscitando os poetas que a cantaram «mesmo quando o povo português era também um povo oprimido» (Manuel Alegre), referencia a autarquia.


Conteúdo Recomendado