Covilhã assinala 100º aniversário da participação na Primeira Guerra Mundial

A participação da Covilhã na Guerra destaca-se sobretudo pelo regimento de Infantaria XXI que obteve o seu grande feito no dia 9 de Março de 1918, em Ferme du Bois.

O Município da Covilhã vai assinalar, durante o presente ano, o 100º Aniversário da Participação da Covilhã na Primeira Guerra Mundial, com várias iniciativas.

Esta iniciativa decorrerá em parceria com a UBI, o Núcleo da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, Escolas, Associações e vários investigadores locais. Pretende-se ainda alargar esta atividade a todas as freguesias do concelho, recuperando memórias que integram o património cultural imaterial Covilhanense.

A participação da Covilhã na Guerra destaca-se sobretudo pelo regimento de Infantaria XXI que obteve o seu grande feito no dia 9 de Março de 1918, em Ferme du Bois. O feito valeu ao batalhão a honra de ver a bandeira condecorada com a medalha da cruz de guerra.

Segundo uma nota da autarquia: “pretende-se não só recordar os feitos bélicos, mas sobretudo as repercussões que esta Guerra teve na Cidade no domínio da indústria de lanifícios, citando-se a greve de 30 de Abril a 23 de Maio de 1917, bem como noutros aspetos de cariz social, levando à criação do Celeiro Municipal e da Comissão Concelhia de Subsistências”.

De entre as várias iniciativas, destaca-se do programa mesas redondas, exposições, publicações, homenagens, estando previsto um concerto pela Paz, coincidente com a assinatura do Armistício, que encerrará este ciclo.


Conteúdo Recomendado