Covid-19: Novo presidente do NERGA quer ajudar empresas da Guarda a vencer a crise

O novo presidente da direção da Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA) disse esta segunda-feira que pretende ajudar as empresas a ultrapassar as dificuldades causadas pela pandemia de covid-19.

“Nós [direção do NERGA] não podemos fazer o trabalho dos empresários. Nós conseguimos ajudar e o que nós pretendemos fazer é trazer ferramentas diferentes, diferenciadoras, que permitam aos empresários colmatar as suas dificuldades e consigam prosperar, e consigam aumentar as vendas e consigam sair desta crise”, disse Orlando Faísca.

O novo presidente do NERGA, que tomou posse do cargo esta segunda-feira, assumiu, em declarações aos jornalistas que devido à pandemia “nem todas as empresas vão poder continuar” o seu percurso.

“Ninguém pretende isso mas, infelizmente é isso que está a acontecer. Temos é que criar condições, temos que melhorar a robustez das empresas”, defendeu.

Na opinião do empresário, que vai dirigir a associação empresarial nos próximos três anos, as empresas da região da Guarda têm de estar melhor preparadas no futuro, daí que a equipa que lidera vai apostar em áreas como a formação e a internacionalização.

O responsável admitiu que algumas empresas não vão subsistir, por isso, o NERGA pretende “criar condições e apoiar novos empreendedores”.

“É com os novos empreendedores, também, que vamos procurar colmatar uma ou outra empresa que, infelizmente, não siga viagem”, referiu.

Orlando Faísca acrescentou que é necessário aumentar a robustez das empresas associadas.

O NERGA tem atualmente cerca de 300 associados, um número que a nova direção pretende ampliar nos próximos anos.

Os novos corpos sociais do NERGA, que tem sede no parque industrial da Guarda, foram eleitos no dia 12 de abril e o ato eleitoral apenas contou com uma lista encabeçada pelo empresário Orlando Faísca.

Nos últimos anos, a Associação Empresarial da Região da Guarda foi presidida por Pedro Tavares, que não se recandidatou a um novo mandato e passou a ocupar o cargo de vice-presidente da Assembleia Geral.

Na cerimónia de tomada de posse, onde estiveram os presidentes da Associação Industrial Portuguesa, José Carvalho, e da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, entre outros responsáveis, o presidente cessante do NERGA lembrou que a associação é de referência nacional “por tudo o que tem feito” numa zona do país que possui um tecido empresarial difícil.

Pedro Tavares disse ter a certeza “que o NERGA vai continuar a ser uma grande associação”.


Conteúdo Recomendado