Covid-19: Município do Sabugal reabre alguns serviços e equipamentos municipais

O município do Sabugal, no distrito da Guarda, reabriu hoje alguns serviços e equipamentos municipais, mediante marcação prévia e com determinadas condições de acesso, como limitação de pessoas e uso de máscara.

Segundo o despacho de desconfinamento assinado pelo presidente da Câmara do Sabugal, António Robalo, foram reabertos o Balcão Único, a Tesouraria, o Balcão Único Móvel, o Museu e a Biblioteca Municipal.

O acesso aos serviços e equipamentos, que funcionam de segunda-feira a sexta-feira, é efetuado mediante marcação prévia (para acesso ao Balcão Único e à Tesouraria), com limite de utilizadores, uso obrigatório de máscara e desinfeção das mãos.

O município decidiu também manter em funcionamento, com novas condições de acesso, “designadamente o uso obrigatório de máscara”, a Central de Camionagem, o Mercado Municipal e o Cemitério da cidade.

Quanto a feiras e mercados, o despacho do presidente publicado na página da internet da Câmara Municipal do Sabugal, informa que “só podem exercer a atividade os comerciantes que disponibilizam bens de primeira necessidade ou outros bens considerados essenciais”.

De acordo com o documento, até ao dia 30 de setembro mantém-se o cancelamento de iniciativas e de eventos públicos promovidos pelo município; de concessões de licenças a eventos promovidos por entidades externas ao município; e a suspensão da atividade do autocarro municipal e da cedência de espaços, equipamentos e viaturas municipais.

Devido à pandemia causada pela covid-19, a Câmara Municipal do Sabugal decidiu ainda manter encerrados, “por tempo indeterminado e sujeitos a reavaliação oportuna”, o Pavilhão e as Piscinas Municipais, os Estádios Municipais, o Auditório Municipal, os Postos de Turismo (Sabugal e Sortelha), a Casa da Memória Judaica da Raia Sabugalense (Sabugal), o Centro Cívico Nascente do Côa (Foios), o Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito e o Museu Vivo de Vilar Maior.

No mesmo despacho, António Robalo também recomenda a todos os colaboradores do município “a adoção de comportamentos preventivos que evitem a exposição a situações que potenciem o contágio, cumprindo as regras estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde, designadamente o uso de máscaras e o distanciamento físico de dois metros”.




Conteúdo Recomendado