Covid-19: Município de Gouveia prolonga programa “Investe” para apoiar empresas

O município de Gouveia decidiu prorrogar o Programa “Gouveia Investe”, através do lançamento do “Gouveia Investe III”, para continuar a apoiar as empresas e os empresários do concelho no combate aos efeitos da pandemia.

Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu, o programa “surge na sequência do ‘Gouveia Investe I’ e do ‘Gouveia Investe II’, do qual beneficiaram diversas empresas na modalidade de apoio ao arrendamento e no âmbito do apoio aos mutuários de créditos, referentes a imóveis destinados ao exercício de qualquer atividade de comércio, serviços ou indústria”.

“Assim, e com a noção das dificuldades sentidas por este setor, decidiu-se voltar a implementar o Programa ‘Gouveia Investe III’, no intuito de criar medidas que visam incrementar a atividade empresarial e reduzir as despesas dos empresários”, justifica o município em comunicado enviado à agência Lusa.

O prolongamento dos apoios “destina-se a todos os que se haviam anteriormente candidatado ao Programa ‘Gouveia Investe II’, não carecendo de nova inscrição”.

O município de Gouveia, no distrito da Guarda, esclarece que “também se aceitam novas candidaturas que deverão ser concretizadas até ao dia 10 de junho”.

A iniciativa municipal foi lançada em maio de 2020 e prevê medidas para “continuar a apoiar as empresas e os empresários do concelho de forma a combater os efeitos da pandemia na economia local, em complemento com os apoios prestados pelo Estado”.

Os arrendatários e mutuários de créditos relativos a imóveis destinados ao exercício de atividades económicas poderão efetuar a sua candidatura via ‘online’ (preenchendo o formulário e entregando os documentos por via eletrónica através do endereço http://www.cm-gouveia.pt/estimulos-a-economia-local…/) ou pela via presencial (no Balcão Único do Município de Gouveia).

De acordo com a informação municipal, o apoio é limitado a um imóvel por beneficiário e os beneficiários devem manter a respetiva atividade, sede fiscal e postos de trabalho existentes na data da atribuição do apoio, até ao final do ano de 2021.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.406.803 mortos no mundo, resultantes de mais de 164,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.013 pessoas dos 843.278 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


Conteúdo Recomendado