Covid-19: Município de Gouveia aumenta apoios às coletividades culturais

A autarquia de Gouveia, presidida por Luís Tadeu, vai atribuir este ano 71.500 euros a cerca de 40 associações culturais do concelho.

O município de Gouveia, no distrito da Guarda, aprovou na última reunião do executivo os apoios a atribuir às coletividades culturais em 2021, que registam um aumento de 15% em relação ao ano anterior, foi hoje anunciado.

A autarquia de Gouveia, presidida por Luís Tadeu, vai atribuir este ano 71.500 euros a cerca de 40 associações culturais do concelho.

“Reconhecendo o momento específico provocado pela pandemia, o município de Gouveia decidiu aumentar os apoios às coletividades, com o objetivo de proteger as coletividades, garantir o seu funcionamento e a continuidade das associações”, refere a Câmara Municipal de Gouveia num comunicado hoje divulgado.

Segundo a nota, os apoios “são atribuídos sem ter por base os planos de atividades, uma vez que a pandemia covid-19 impediu as associações de cumprirem as suas atividades anuais regulares”.

“Esta é uma prática que o município de Gouveia já efetuou em 2020, assumindo o apoio direto às coletividades como garantia de mitigação dos impactos provocados pelos sucessivos períodos de inatividade”, lê-se na nota hoje enviada à agência Lusa.

O presidente da autarquia, Luís Tadeu, citado no documento, assume que o apoio às coletividades foi reforçado este ano, uma vez que a pandemia deixou muitas das associações “sem qualquer atividade”.

“Os ensaios pararam, as escolas de música ficaram sem aulas presenciais, os ranchos e os grupos corais deixaram de poder cantar e dançar. Tudo isto provocado pela pandemia que impediu as associações de cumprir a sua missão com a comunidade”, justifica.

Luís Tadeu considera que é tempo de apoiar as coletividades “sem condicionantes”, uma vez que o município pretende manter as associações e recuperar o seu papel na sociedade, “daí ser tão importante este apoio incondicional” para preservar o património cultural local “que está muito relacionado com o associativismo”.

A fonte refere que antes da aprovação dos subsídios, a autarquia de Gouveia ouviu as associações culturais e promoveu reuniões setoriais “onde efetuou um ponto de situação, após mais de um ano de pandemia covid-19, período em que as coletividades estiveram paradas”.

Segundo o município, os apoios para as associações culturais agora aprovados e os subsídios para as coletividades desportivas aprovados em março, totalizam um investimento de 150 mil euros no movimento associativo.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.391.849 mortos no mundo, resultantes de mais de 163,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.011 pessoas dos 842.767 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


Conteúdo Recomendado