Covid-19: Manteigas cancela Expo Estrela e distribui verba por instituições e empresas

O município de Manteigas decidiu cancelar a edição deste ano da Expo Estrela, devido à pandemia causada pela covid-19, e distribuir a verba destinada para o evento por instituições e empresas do concelho, foi hoje anunciado.

Segundo o presidente da Câmara de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, “face à evolução epidemiológica da pandemia covid-19 e subsequentes medidas ainda mais restritivas para a mitigação da doença”, o município cancelou a Expo Estrela – Manteigas 2021, que estava agendada para decorrer dos dias 13 a 16 de fevereiro, no período do Carnaval.

No seguimento do cancelamento do certame, o município deliberou, por unanimidade, por proposta do seu presidente, reafetar a verba orçamentada, no valor de 101 mil euros, para apoiar instituições e empresas locais, e para o Fundo de Emergência Social.

Esmeraldo Carvalhinho disse hoje à agência Lusa que a autarquia decidiu distribuir 40% da verba pelas instituições AFACIDASE – Associação de Familiares e Amigos do Cidadão com Dificuldades de Adaptação da Serra da Estrela, Santa Casa da Misericórdia de Manteigas e Associação de Melhoramentos de Vale de Amoreira, 40% para aumentar o apoio a prestar às empresas locais e 20% em acréscimo ao Fundo de Emergência Social.

A autarquia ainda admitiu a possibilidade de realizar o evento anual num modelo alternativo, mais adaptado às condições atuais, mas, perante o novo confinamento geral, entendeu que “não havia condições” para tal.

“Assim sendo, na impossibilidade de [o certame] ser realizado, decidimos que as verbas vão ser redirecionadas diretamente para aqueles que têm tido mais prejuízos com a pandemia, sejam os empresários, as famílias carenciadas e as instituições, principalmente as instituições particulares de solidariedade social”, justificou.

Segundo Esmeraldo Carvalhinho, a autarquia decidiu fazer “um acréscimo” das verbas que já estavam orçamentadas para estes fins: “Já tínhamos 120 mil euros para as empresas e tínhamos 30 mil euros no Fundo de Emergência Social. As próprias associações também já tinham previsto financiamento através do orçamento da Câmara. Isto, agora, é um acréscimo”.

A Expo Estrela é um evento anual que visa a divulgação das atividades económicas e potencialidades do concelho de Manteigas, no distrito da Guarda, e que marca o arranque do calendário das iniciativas anuais promovidas pelo município.

A decisão do seu cancelamento “é uma pena”, sublinha o autarca, dado que é o certame anual da autarquia que possui “maior relevo”, pois “tem por missão mostrar as condições económicas e sociais do concelho”.

O município de Manteigas, situado na Serra da Estrela, “tem vindo a crescer sistematicamente nos últimos anos, principalmente no desenvolvimento da área turística, com a fixação de empresas de alojamento e de animação turística”, disse.

“[A Expo Estrela] não pode ser realizada em 2021, vamos esperar que em 2022 estejamos já completamente livres da pandemia e que possamos fazê-la de forma reforçada e num outro modelo muito mais dinâmico e indo ao encontro das necessidades do concelho”, rematou Esmeraldo Carvalhinho.


Conteúdo Recomendado