Covid-19: Câmara da Guarda disponibiliza 200 computadores a alunos carenciados

Os restantes 150 equipamentos serão atribuídos até quarta-feira, segundo uma nota do município.

A Câmara Municipal da Guarda iniciou a entrega de 200 computadores aos dois agrupamentos escolares do concelho, para cedência aos alunos que não dispõem de equipamentos para assistirem às aulas à distância, foi hoje anunciado.

A autarquia presidida por Carlos Chaves Monteiro entregou na sexta-feira os primeiros 50 computadores aos Agrupamentos Escolares da Sé e Afonso de Albuquerque.

Os restantes 150 equipamentos serão atribuídos até quarta-feira, segundo uma nota do município da cidade.

“Os 200 equipamentos serão depois distribuídos pelos próprios Agrupamentos [Escolares] nos vários ciclos de ensino, consoante as necessidades dos alunos”, lê-se.

A nota refere que, “para além dos computadores, o município da Guarda assegura ainda o acesso gratuito à internet a alunos que não disponham dessa valência em suas casas”.

A atribuição de equipamento informático e a disponibilização de acesso gratuito à internet aos alunos necessitados são medidas que constam do Programa de Apoio Extraordinário do Município da Guarda denominado ?SalvaGuarda’, que foi criado para mitigar os impactos sociais e económicos decorrentes da pandemia causada pela covid-19.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 280 mil mortos e infetou mais de quatro milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Portugal contabiliza 1.135 mortos associados à covid-19 em 27.581 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Portugal entrou no dia 03 em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.


Conteúdo Recomendado