O pelotão vai sair da Guarda pelas 09h50, junto ao Jardim José de Lemos em direção a Celorico da Beira, passando por Vila Cortês do Mondego, Lageosa do Mondego e Ratoeira, seguindo em direção a Gouveia, passando por Cortiçô da Serra, Carrapichana, Vila Cortês da Serra e São Paio. Sobe ao Alto das Penhas Douradas, Sabugueiro e Alto da Torre em direção a Manteigas. O percurso segue de Manteigas a Belmonte passando por Sameiro, Vale de Amoreira, Valhelhas, Quinta do Brejo, Vale Formoso e Ginjal, continuando por Inguias, Casteleiro e Santo Estevão até ao Sabugal. A etapa passa ainda por Rendo, Vilar Formoso e, cruzando a fronteira, termina em Fuentes de Oñoro, na rua Aldea del Obispo.
Nesta 30ª edição da “Vuelta a Castilla y León” participam 17 equipas, Movistar, Seleção de EspanhaA, Caja Rural, Lokosphinx, De Rijke, MG Kvis, Europcar, Colombia, Burgos CyL, Murias Talde, Rad-Net Rose, Sky Dubai, Inteja MMR, entre as quais as portuguesas W52 Qta. Da Lixa, EFAPEL, Tavira e Boavista.
“Esta será a primeira vez que a VUELTA A CASTILLA Y LEÓN em bicicleta cruza a fronteira e percorre território português, a ideia já tinha sido apresentada no ano passado, mas acabou por só agora ser possível concretizar. Há já muitos anos que cooperamos noutras áreas e entendemos que o desporto também pode dar contributo para a afirmação e promoção das terras de ambos os lados da fronteira. Será uma excelente oportunidade para os aficionados verem alguns dos melhores ciclistas do mundo”, explicou o presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira, José Manuel Custódia Biscaia.