Conta do gás mais cara a partir de amanhã

O preço do gás natural sofre um novo aumento a partir de amanhã, afetando cerca de 1,3 milhões de famílias portuguesas.

O agravamento das tarifas para Portugal continental, decretado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) será de 2,4% a partir de julho.

A revisão das tarifas surge no seguimento das alterações dos mercados energéticos, fruto de obrigações comunitárias e nacionais. O setor está a “assistir a uma profunda mudança que exige uma atenção renovada por parte da ERSE e uma melhor atenção à informação aos consumidores na sua relação com as empresas”, explica o regulador.

Além disso, “na sequência da aprovação do enquadramento legislativo que promoverá a liberalização do mercado e da extinção das tarifas transitórias de venda a clientes finais, até ao final de 2015, a ERSE tem procurado informar os consumidores para a existência de ofertas concorrenciais em mercado com preços que podem, em muitos casos, estar abaixo da tarifa regulada”.

No global do mercado retalhista, os dados referentes ao primeiro trimestre de 2014, apontam para mais de 612 mil consumidores em mercado livre, o que representa já 90% do consumo total em Portugal.


Conteúdo Recomendado