Confraria Ovelhã promove o 3º Evento “Via Gastronómica” na Guarda

O evento decorre no próximo dia 22 setembro, com o objetivo de valorizar a gastronomia de cada região, nomeadamente Aveiro, Viseu, Guarda e Salamanca.

O 3º Evento da “Via Gastronómica” é organizada pela Confraria Ovelhã e conta com a parceria da Confraria dos Ovos Moles, de Aveiro, Confraria Gastronómica do Dão, de Viseu e a Confradia del Jamon de Guijuelo, de Guijuelo – Salamanca.

Segundo a organização, este evento tem como principal objetivo a valorização da gastronomia, como uma das vertentes turísticas, na estratégica do eixo Aveiro, Viseu, Guarda, Salamanca, ambicionando a promoção e divulgação das regiões a ele associadas como destinos diferenciadores.

A mesma fonte acrescenta que a gastronomia é um aspeto singular da cultura de cada região, revelando elementos da simbologia social quotidiana que constitui as tradições de um povo e forma um património que não é dito, mas é sentido, aguçando os sentidos, com aromas, sabores e sons. 

Este evento irá também integrar a quarta edição da Feira Farta, que se realiza nos dias 22 e 23 de setembro, no Mercado Municipal da Guarda. Para os organizadores, estar presente no certame é importante, pois “ acreditamos ser fundamental desenvolver ações que potenciem a discussão e a concertação ao redor da gastronomia, associados a cada região”, uma vez que consideram “este certame de extrema relevância e com ativos diferenciadores, como a qualidade, a diversidade e riqueza dos produtos agroalimentares da região da Guarda, que serão certamente um motor de valorização da gastronomia, associada à valorização dos recursos e produtos endógenos, apostando na consolidação e no desenvolvimento do território”.

O evento “Via Gastronómica” termina pelas 14h30 com um Almoço Partilha, onde os visitantes poderão degustar das iguarias de cada região participante no evento. O almoço realiza-se no Paço da Cultura, na Guarda.

 


Conteúdo Recomendado