Conferências da Guarda estão de regresso

A iniciativa que irá debater a Mobilidade Urbana Sustentável realiza-se no dia 21 de novembro, nos Paços do Concelho.

Sob o tema “Mobilidade Urbana Sustentável as Conferências da Guarda realizam-se no dia 21 de novembro, a partir das 14h30, nos Paços do Concelho.

A iniciativa está dividida em três painéis, estando a abertura a cargo do presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro e do secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Gomes Mendes.

O primeiro painel será dedicado ao tema “Dos territórios sociais da mobilidade ao desenho dos modos suaves”, apresentado pela CEO da Mobilidade e Planeamento do Território (MPT) e também professora universitária na área da Mobilidade, Paula Teles.

No segundo painel estarão três temas em debate, tais como “Uma análise prospetiva sobre a reorganização do trânsito e estacionamento na cidade da Guarda e do Plano Rodoviário Municipal 2040”, “Projeto Hi-Reach – Projeto piloto europeu de Exclusão na Mobilidade – Caso de estudo: Concelho da Guarda” e “O incremento dos modos suaves no acesso ao Parque Industrial da Guarda – Apresentação do Projeto Pedovia / Ciclovia da Cidade da Guarda”.

O Painel II conta com a participação de Diogo Jardim, coordenador do Núcleo Engenharia e Tráfego e de Ariana Simplício, consultora sénior em Transportes, Inovação e Sistemas, de Susana Castelo, administradora da Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas (TIS) e, por fim, a presença do arquiteto João Marujo, que apresentará o Projeto Pedovia.

“Guarda para todos”, “Acessibilidade do Parque Urbano do Rio Diz” e “Bandeira Cidades e Vilas de Excelência – Nível II” serão os temas abordados no terceiro e último painel das Conferências, apresentado por Pedro Ribeiro da Silva, coordenador da Rede de Cidades e Vilas de Excelência.

O encerramento das Conferências acontecerá por volta das 17h30, e ficará a cargo do presidente da Câmara Municipal da Guarda.

Recorde-se que as “Conferências da Guarda “ surgiram com o objetivo de trazer a visão de especialistas, “refletindo a Guarda de fora para dentro”, conforme referiu o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, na primeira edição da iniciativa, em 2004, «trazendo uma abordagem profissional e mais objetiva sobre a cidade e o concelho»

 

 

PROGRAMA

14h30 – ABERTURA
Álvaro dos Santos Amaro
Presidente da Câmara Municipal da Guarda

José Gomes Mendes 
Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade

Painel I
Dos territórios sociais da mobilidade ao desenho dos modos suaves
Paula Teles
CEO da MPT – Mobilidade e Planeamento do Território
Professora universitária na área da Mobilidade 

Painel II
Uma análise prospetiva sobre a reorganização do trânsito e estacionamento na cidade da Guarda e do Plano Rodoviário Municipal 2040
Diogo Jardim – Coordenador do Núcleo Engenharia e Tráfego
Ariana Simplício – Consultora Sénior
TIS – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas

Projeto Hi-Reach | Projeto piloto europeu de Exclusão na Mobilidade
Caso de estudo: Concelho da Guarda

Susana Castelo – Administradora
TIS – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas

O incremento dos modos suaves no acesso ao Parque Industrial da Guarda
Apresentação do Projeto Pedovia / Ciclovia da Cidade da Guarda
João Marujo

Painel III
Guarda para todos
Acessibilidade do Parque Urbano do Rio Diz
Bandeira Cidades e Vilas de Excelência – Nível II
Pedro Ribeiro da Silva
Coordenador da Rede de Cidades e Vilas de Excelência

17h30 – ENCERRAMENTO 
Álvaro dos Santos Amaro
Presidente da Câmara Municipal da Guarda

 


Conteúdo Recomendado