Conferência sobre o futuro da Inteligência Artificial na saúde e os desafios do ChatGPT decorre no IPG

Artificial Intelligence G73d810b72 1280

Igor Matias é o investigador convidado que participará na iniciativa que irá ter lugar amanhã, dia 11 de maio, pelas 10h30, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico da Guarda.

As escolas superiores de Saúde e de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e a Ordem dos Engenheiros Técnicos convidaram o investigador Igor Matias para uma conferência sobre o futuro da Inteligência Artificial na saúde e os desafios do ChatGPT.

“A utilização da Inteligência Artificial (IA) na área da saúde resultará em diagnósticos mais rápidos e precisos de cancro e doenças raras”. Igor Matias, investigador convidado para uma conferência no Instituto Politécnico da Guarda – IPG, que tem vindo a estudar o impacto da IA em algumas áreas da saúde, defende que “modelos programados para executar tarefas específicas conseguirão analisar grandes quantidades de dados, acelerando os diagnósticos clínicos e tornando-os mais exatos” Este será um dos temas em destaque na palestra “O ChatGPT tomou de assalto a sociedade em quatro meses”, organizada pelo IPG e pela Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET).

“Para além das questões éticas, iremos debater o impacto da Inteligência Artificial avançada no diagnóstico de tumores malignos e de algumas doenças raras. Como sabemos, os diagnósticos precoces aumentam exponencialmente as probabilidades de cura”, afirma Igor Matias. “A Inteligência Artificial já consegue traçar diagnósticos clínicos mais rápidos e precisos do que um médico. Importa dizer que esta tecnologia não tem ainda capacidade de substituir um profissional médico como um todo, mas pode ser mais exata em algumas decisões clínicas, especialmente quando se trata de analisar grandes quantidades de dados complexos, identificar padrões e fazer previsões”.

Doutorando e assistente de ensino em Sistemas de Informação e Computação na Suíça, Igor Matias está em Genebra a compreender como é que a Inteligência Artificial pode ajudar a diagnosticar precocemente a doença de Alzheimer. Igor Matias, que vem falar ao IPG, é mestre em Engenharia Informática, tendo focado a sua tese na investigação e implementação de técnicas de Deep Learning para a previsão de Fibrilação Atrial (tipo mais comum de arritmia cardíaca).

A conferência “O ChatGPT tomou de assalto a sociedade em quatro meses” terá lugar dia 11 de maio, pelas 10h30, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico da Guarda. A iniciativa é promovida pelas escolas superiores de Saúde e de Tecnologia e Gestão do IPG, em parceria com a OET. Além do debate sobre os perigos e as futuras implementações de IA avançada na saúde, irão ser abordadas as mudanças que o ChatGTP trouxe à sociedade e questões ligadas à ética e aos direitos humanos.

“É com grande satisfação que vemos a Ordem dos Engenheiros Técnicos associar-se ao IPG para a realização desta conferência”, afirma Joaquim Brigas, presidente do Politécnico da Guarda. “Somos uma instituição de ensino superior com diferentes projetos de investigação nas áreas da saúde e da tecnologia, nomeadamente Biotecnologia Medicinal e Engenharia Informática, por isso somos o parceiro certo para iniciativas como esta, que traz ao IPG especialista para falar sobre a importância da Inteligência Artificial para o futuro da saúde”.

Para Pedro Pinto, responsável pela cibersegurança do IPG e presidente do Colégio Regional de Engenharia Informática da Secção Regional do Centro da OET, esta palestra contribui para conhecer melhor a Inteligência Artificial, uma ferramenta que marca o presente e irá transformar o futuro, podendo ajudar a perceber melhor todo o seu potencial e aplicabilidade.


Conteúdo Recomendado