Conferência ensina a olhar para as estrelas

A propósito do Caminho de São Tiago, a rede de museus da Covilhã promove duas palestras e uma observação das estrelas no sábado.

Caminho de São Tiago e as estrelas. São estes os dois elementos em destaque na Covilhã, no sábado, dia 19. “Guiados pelas Estrelas” é a designação da iniciativa que inclui uma conferência e um passeio de observação para mostrar como é que os antigos peregrinos se guiavam pelos astros durante a caminhada até ao templo de Compostela. Esta proposta está inserida nas comemorações do mês de São Tiago, cujo dia litúrgico se celebra a 25 de julho. A efeméride é comemorada na rede de museus municipais da Covilhã, a partir das 21 horas. No Museu de Arte Sacra decorrerá a conferência acerca dos Caminhos de Santiago, com a palestra “Os Astros no Sagrado”, da responsabilidade deste espaço museológico. Segue-se “Os nossos vizinhos cósmicos”, da autoria de José de Matos, astrónomo da Universidade de Aveiro. “Seguidamente, os participantes terão a oportunidade de se deslocarem em autocarro até à Serra da Estrela, ao monumento de Nossa Senhora dos Pastores, onde terá lugar uma sessão prática de astronomia com observação do céu nocturno”, anuncia a organização, acrescentando que a inscrição é obrigatória e deve ser feita previamente, sexta-feira, dia 18.

COVILHÃ NO CAMINHO

O programa surge numa altura em que o concelho da Covilhã está a desenvolver um projeto cultural inspirado nos Caminhos de São Tiago. A apresentação decorreu no início do mês, sábado, dia 5, na Capela do Espírito Santo, na freguesia do Ferro.  A apresentação ao público do concurso para estudo e marcação do itinerário de peregrinação a Santiago de Compostela foi feita pelo presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, e por José Luís Sanches, presidente da Associação Via Lusitana, parceira da autarquia neste projeto. “Para além de serem dados a conhecer os itinerários que no concelho atravessam as freguesias do Ferro e de Peraboa, foi ainda apresentada a sinalética e aberto um concurso de ideias para o carimbo a utilizar na credencial de peregrino, respeitante ao concelho da Covilhã”, lembra a autarquia. Para marcar a data, procedeu-se também à inauguração de uma exposição fotográfica da autoria de António Moroso Fernandes, que estará patente ao público naquele local até ao final deste mês. No Museu de Arte Sacra está patente uma exposição de Mário Costa com esquissos das suas viagens a pé a Santiago de Compostela.


Conteúdo Recomendado