Conferência “A Europa de Montaigne” discute-se amanhã na Guarda

O Ciclo de Conferências Internacionais “A Europa dos Escritores” realiza-se amanhã, dia 11, pelas 17h30, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda.

No âmbito do Ciclo de Conferências Internacionais “A Europa dos Escritores”, a Câmara Municipal da Guarda, através da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, e a Comissão Executiva da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027 organizam amanhã, dia 11 de outubro, às 17h30, a conferência “A Europa de Montaigne”, tendo como oradora Clara Rocha, professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa.

O Ciclo de Conferências será promovido ao longo do presente ano, onde serão realizadas as seguintes conferências: “A Europa e a guerra na literatura. De Homero à atualidade”, por Andrea Molesini (Itália), a 8 de novembro e, por último, “Fernando Pessoa e a Europa”, por Maria Irene Ramalho, a 18 de dezembro.

Sobre Clara Rocha

Clara Rocha tem dedicado a sua atividade académica ao estudo da Literatura Portuguesa do século XX. Da sua obra ensaística destacam-se os seguintes livros: O Espaço Autobiográfico em Miguel Torga (1977), Os “Contos Exemplares” de Sophia de Mello Breyner (1978), Revistas Literárias do Século XX em Portugal (1985), O Essencial sobre Mário de Sá-Carneiro (1985; 2ª ed. revista e aumentada, 2017), Máscaras de Narciso. Estudos sobre a Literatura Autobiográfica em Portugal (1992), Miguel Torga – Fotobiografia (2000; 2ª ed., 2018), O Cachimbo de António Nobre e Outros Ensaios (2003, Prémio de Ensaio do PEN Clube e Grande Prémio de Ensaio da A.P.E.) e O Essencial sobre Michel de Montaigne (2015, Prémio Jacinto do Prado Coelho).

Tem colaborado com artigos de crítica literária em revistas e jornais, dicionários de Literatura e volumes científicos internacionais. Em 2004, foi professora convidada na Sorbonne.

Em 2011, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian, organizou a antologia “A Caneta que Escreve e a que Prescreve”, com a colaboração de Teresa Jorge Ferreira.




Conteúdo Recomendado