Concurso Robô Bombeiro põe à prova 29 equipas na cidade da Guarda

Estão inscritas várias equipas da Guarda e de cidades próximas como Covilhã, Pinhel, Fundão, Gouveia e equipas que vêm de outros pontos do país.

A 16.ª edição do concurso Robô Bombeiro, a realizar no sábado, na cidade da Guarda, por iniciativa do Instituto Politécnico local, conta com a participação de 29 equipas nacionais e estrangeiras.

Segundo Carlos Carreto, da organização, inscreveram-se no evento 29 equipas: 18 concorrem na classe sénior e 11 na classe júnior.

Estão inscritas “várias equipas da Guarda e de cidades próximas como Covilhã, Pinhel, Fundão, Gouveia e equipas que vêm de outros pontos do país, como Coimbra, Aveiro, Lisboa e Porto”, adiantou hoje Carlos Carreto à agência Lusa.

“Teremos também uma equipa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande, do norte do Brasil, e uma equipa de alunos da Turquia, que estão no Instituto Politécnico da Guarda (IPG) no âmbito do programa Erasmus, pelo que podemos considerar que a edição deste ano será uma edição internacional”, disse.

O professor do IPG referiu à Lusa que de ano para ano a organização tem notado um aumento na participação de instituições diferentes, nomeadamente escolas secundárias e profissionais.

“Hoje em dia é comum vermos escolas com clubes de robótica. A robótica é uma excelente ferramenta educativa. É, sobretudo, uma fonte de energia e motivação para atividades de aprendizagem e podemos considerar que em Portugal existem muitos bons exemplos”, justificou.

A competição do evento de robótica vai decorrer, no sábado, a partir das 14 horas, no Pavilhão Municipal de São Miguel, naquela cidade, sendo a parte da manhã dedicada a treinos e a verificações técnicas.

Segundo a organização, o Robô Bombeiro é um concurso de robótica, “que põe à prova pequenos robôs móveis e autónomos com a missão de encontrar e apagar um incêndio, simulado por uma vela, num modelo de uma casa formado por corredores e quartos”.

O concurso é organizado por docentes do IPG e tem como principal objetivo “proporcionar um evento estimulante e divertido onde estudantes e professores possam usar a robótica como ferramenta educativa”.

“Os robôs que participam no concurso ainda são protótipos de laboratório, mas são prova de conceito que é possível desenvolver robôs capazes de cumprir a missão de robô bombeiro”, disse Carlos Carreto.

O responsável sublinha que o evento “promove a robótica e mostra como a robótica pode ter aplicações concretas e úteis no mundo real”.

“Embora hoje em dia se fale muito no uso da robótica como ferramenta educativa e não seja difícil encontrar exemplos de eventos de robótica educativa em Portugal, é interessante lembrar que na Guarda (IPG) começámos há 16 anos”, recorda.

Em sua opinião, o concurso do Robô Bombeiro é o “maior e mais antigo” evento do género realizado no interior do país, o que coloca a Guarda “num lugar de destaque no mapa nacional deste tipo de iniciativas”.


Conteúdo Recomendado