Em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal e reconhecido pelo Instituto da Vinha e do Vinho, o Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola é dirigido a produtores e a cooperativas de todas as regiões vitivinícolas do país que sejam Associados e Clientes do Crédito Agrícola. À prova encontram-se vinhos brancos, tintos e espumantes, produzidos em Portugal, com Denominação de Origem ou Indicação Geográfica, que indiquem casta e/ou ano de colheita na rotulagem.
O Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola tem como objectivo atribuir a distinção Tambuladeira dos Escanções de Portugal de Ouro, Prata e Bronze a vinhos engarrafados, nas categorias “Vinho Branco”, “Vinho Tinto” e “Vinho Espumante”. Será também atribuída a Grande Medalha de Ouro ao melhor vinho branco, tinto e espumante. Cada produtor pode submeter a concurso um vinho de cada categoria.
O painel de Júri, composto por reconhecidos escanções, enólogos e jornalistas do sector reunirá em Lisboa, nos dias 27 e 28 de Novembro, para a realização das Provas Cegas dos vinhos a concurso.Ao longo das seis edições, o Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola conta com a inscrição de mais de 1.300 vinhos, tendo reconhecido cerca de quatro centenas de vinhos brancos, tintos e espumantes oriundos das regiões vitivinícolas dos Vinhos Verdes, Trás-os-Montes, Douro, Beiras, Dão, Bairrada, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo e Algarve.
O Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola materializa a missão do Banco em afirmar-se como a Instituição Financeira de referência que apoia o sector e o desenvolvimento das economias locais, neste caso específico as Cooperativas e os Produtores locais, promovendo e colocando à prova a qualidade dos vinhos nacionais, procurando gerar novas oportunidades de negócio e dinamização das comunidades onde desenvolve o seu trabalho em contacto directo com as pessoas.
Inscrições e Regulamento do Concurso já se encontram disponíveis.