Evento Terminado em 2023-05-23 23:00:00

Concerto In Memoriam de Eduardo Lourenço no Teatro Municipal da Guarda

Início: 2023-05-23 21:30:00
Fim: 2023-05-23 23:00:00
Local do Evento: Teatro Municipal da Guarda
Entidade Promotora: Município da Guarda
Mais Informações: https://www.tmg.com.pt/

A iniciativa, com entrada gratuita, está agendada para o dia 23 de maio, pelas 21h30, no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda.

Concerto pela Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa dirigida pelo Maestro Osvaldo Ferreira com apresentação de uma obra original da compositora Camila Salomé Menino e interpretação de outras obras, selecionadas por Eduardo Lourenço para o vinil “Playlist”. Complementarmente, o ator guardense José Neves irá ler excertos de obras de Eduardo Lourenço e o pianista da Guarda, Pedro Nunes, vai interpretar uma peça a solo.

Eduardo Lourenço

Considerado um dos mais prestigiados intelectuais europeus e uma das mais emblemáticas figuras do século XX português, Eduardo Lourenço deixou uma obra de vulto e um legado que o perpetuará na história da Cultura Portuguesa.

O filósofo e ensaísta português, vencedor do Prémio Pessoas em 2011, faleceu em 2020, com 97 anos. Nasceu em 1923 em São Pedro de Rio Seco, concelho de Almeida e era Conselheiro de Estado.

Quando fez 95 anos, Eduardo Lourenço confessou, em entrevista à Lusa, que era “dificil assumir” o aniversário, porque sabia que era “o princípio do fim”, mas que não o encarava “como uma coisa trágica”, porque “todos estamos confrontados com essa exigência”.

“A tragédia já é, em si, nós não podermos escapar àquilo que nos espera, seria uma injustiça para todas as outras pessoas, que eram os nossos e que já morreram, que nós não fossemos capazes de suportar aquilo que eles suportaram quando chegou o fim deles”, afirmou. “É ir para a morte como se todos aqueles que nos conheceram e nós amámos estivessem connosco”.


Conteúdo Recomendado