Concerto de Páscoa do Teatro Municipal da Guarda esta quinta-feira

No próximo dia 28 de março, o TMG apresenta o Concerto de Páscoa de 2013, resultado de uma encomenda aos criadores guardenses Miguel Cordeiro (música) e Hugo Moreira (vídeo). “O vos omnes qui transites per viam [Ó vós todos que passais pelo caminho]” é o título do espectáculo, marcado para as 21h30 da próxima quinta-feira, […]

No próximo dia 28 de março, o TMG apresenta o Concerto de Páscoa de 2013, resultado de uma encomenda aos criadores guardenses Miguel Cordeiro (música) e Hugo Moreira (vídeo).
“O vos omnes qui transites per viam [Ó vós todos que passais pelo caminho]” é o título do espectáculo, marcado para as 21h30 da próxima quinta-feira, dia 28, e que juntará, em palco, os músicos Moisés Fernandes (trompete), Miguel Cordeiro (teclados e programações) e Nuno Costa (guitarra). «”O vos omnes qui transites per viam” é uma expressão retirada do Livro das Lamentações (1,12) da Bíblia, que foi tomada pela tradição da Igreja para ser utilizada, como responsório, nos Ofícios da Semana Santa. O profeta Jeremias chora sobre Jerusalém que tinha sido devastada. Daí a interpelação: “olhai e vede se há dor semelhante à dor que me atormenta”. A tradição popular, rica na variedade de formas musicais para este tempo da Quaresma, elaborou no decorrer dos tempos uma série de atos rituais, de carácter eminentemente penitencial, como a Procissão dos Penitentes, a Procissão do Enterro, o Canto da Verónica, e a Encomendação das Almas. Este concerto pretende, através da concepção de paisagens sonoras e visuais, revisitar o ritual da Encomendação das Almas, prática muito comum entre nós.» – explica Miguel Cordeiro no texto de apresentação deste espectáculo. MiguelCordeiro nasceu na Guarda em 1978. Inicia os seus estudos musicais no conservatório da Guarda. Formou-se em Educação Musical pelo Instituto Politécnico da Guarda. Estudou jazz no Taller de Musics (Barcelona) e no Hot Clube de Portugal. Teve como professores de piano Carlo Morena, Mário Laginha, Rodrigo Gonçalves e Filipe Melo. Estudou composição com Paulo Perfeito e Carlos Azevedo, harmonia e orquestração com Albert Guinovart e Lluis Vergés. Concluiu em 2011 o mestrado de composição para cinema e audiovisuais na EsMuc (Barcelona) onde teve como professores Arnau Bataller, Xavi Capellas, Oscar Araujo, entre outros. Atualmente tem desenvolvido e apresentado diversos trabalhos na área da composição para cinema e audiovisual. Hugo Moreira nasceu na Guarda em 1981. Licenciou-se em Cinema em 2007, na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. Frequentou o Mestrado de Realização de Cinema e Televisão da Faculdade de Blanquerna da Universidade Ramon Llul, em Barcelona. Iniciou a sua actividade profissional em 2008 na produtora de publicidade Propaganda Producciones, onde trabalhou na área de Realização, como primeiro e segundo assistente de alguns dos melhores realizadores de Espanha. Em 2010, regressou a Portugal para trabalhar na Um Segundo Filmes onde esteve até 2012, altura em que decidiu ser Freelancer de Video, trabalhando para várias produtoras e agências, e durante este tempo foi um dos responsáveis pelo ShortcutzPorto.

Conteúdo Recomendado