Evento Terminado em

Concerto de Dino d'Santiago em Belmonte

Início:
Fim:

A inciativa, que terá lugar no dia 10 de julho, pelas 22 horas no Castelo de Belmonte, surge no âmbito do evento promovido pelas Aldeias Históricas de Portugal Ciclo “12 em Rede”, numa celebração da figura de Pedro Álvares Cabral.

No próximo dia 10 de julho, o Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” 2021 chega à Aldeia Histórica de Belmonte para recordar esta incontornável figura da História, levando-nos ainda à descoberta da família Cabral.

Nascido na Aldeia Histórica de Belmonte, Pedro Álvares Cabral deu novos mundos ao mundo ao descobrir o Brasil, em 1500. Para celebrar a ligação da Aldeia Histórica de Belmonte com o Brasil, o evento contará também com uma degustação de sabores do país sul-americano, pela mão do chef Valdir Lubave. O dia terminará em grande, com um concerto do aclamado músico Dino d’Santiago, com a participação do Coro da Academia Sénior de Belmonte.

O primeiro alcaide-mor do castelo da Aldeia Histórica de Belmonte chamava-se Fernão Cabral I. Era o pai de Pedro Álvares Cabral. Em 1446, tornou o castelo a sua residência, fundando o Paço dos Cabrais (como ainda hoje é conhecido). Pedro Álvares Cabral celebrizou o nome de Belmonte em todo o mundo, quando descobriu o Brasil, em 1500, mas a família Cabral já vinha a marcar, há algum tempo, a História daquele lugar.

Com o mote “Por Terras de Cabral”, o Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” 2021 chega à Aldeia Histórica de Belmonte no próximo dia 10 de julho, para celebrar não só a figura de Pedro Álvares Cabral, como também a própria família Cabral. O evento promete ainda uma viagem pela História de Belmonte e até ao Brasil – uma ligação que Pedro Álvares Cabral firmou e que permanece até aos nossos dias.

Várias atividades, ao longo de todo o dia, prometem um novo olhar sobre a família Cabral e momentos para celebrar a ligação da Aldeia Histórica de Belmonte, e Portugal, com o Brasil. O evento contará, por exemplo, com a visita guiada “Belmonte em época de Cabral”, a palestra “As receitas do tempo de Pedro Álvares Cabral”, um momento com música do Brasil, pela voz de músicos brasileiros que trabalham na região, a experiência gastronómica “Sabores do Brasil”, com o chef Valdir Lubave, e termina com um concerto de Dino d’Santiago, no palco do Castelo da Aldeia Histórica de Belmonte, com a participação do Coro da Academia Sénior de Belmonte.

Dino d’Santiago é o nome artístico adotado pelo algarvio Claudino Pereira, nascido em Quarteira, no início da década de 80, no dia 13 de Dezembro de 1982. Dino D’Santiago é um músico, compositor e ativista português de ascendência cabo-verdiana. Em 2019, foi o cantor que mais prémios recebeu na primeira edição dos Play – Prémios da Música Portuguesa. Foi distinguido pela Câmara Municipal de Loulé com a Medalha de Mérito – Grau Ouro em 2021.

E para descobrir, em pleno, a Aldeia Histórica de Belmonte, o Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” inclui, ainda, atividades complementares no fim de semana do evento. No dia 9 de julho, às 21h30, haverá um momento de acolhimento aos participantes do evento, seguido de uma visita noturna ao Castelo da Aldeia Histórica de Belmonte. No dia 11 de julho, habitantes e visitantes da Aldeia Histórica de Belmonte podem participar numa caminhada pela PR – Caminho Histórico de Belmonte, com welcome session & degustação de produtos regionais no TheVagar – Mountain Suites ou numa visita livre aos museus de Belmonte, cuja extensa oferta é um dos mil motivos para visitar a Aldeia Histórica.

Durante todo o evento, em vários restaurantes da Aldeia Histórica de Belmonte, é possível provar as “Receitas de Cabral”. Graças a um projeto comunitário, desenvolvido em conjunto com restaurantes e empresas alimentares da Aldeia Histórica de Belmonte, foram criados pratos de inspiração medieval que evocam sabores, aromas, cores e texturas próximas daquelas que terão povoado a mesa de Pedro Álvares Cabral, com a participação de João Pedro Gomes e do chef Luís Lavrador.

Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

A inscrição, que é gratuita, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa da festa na Aldeia Histórica de Belmonte é necessário contactar a Câmara Municipal de Belmonte e EMPDS – Empresa Municipal de Belmonte, através do contacto 275 910 010 ou cultura@cm-belmonte.pt, ou as Aldeias Históricas de Portuga, através do número 275 913 395 e o e-mail inovacao@aldeiashistoricasdeportugal.com.

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Belmonte, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Programa do evento e limite de participantes

9 de Julho
21h30 – Acolhimento aos participantes do evento
22h00 – Visita noturna ao Castelo de Belmonte
Local: Castelo de Belmonte
25 pax máx

10 de Julho
10h00 – Visita Guiada: Belmonte em época de Cabral
Local de encontro: Castelo de Belmonte
25 pax máx
10h00 – 20h00 – Mercadinho de produtos locais
Local: Largo do Pelourinho
11h00 – Apresentação e degustação do Licor e Compota de Cabral, pela Licocampo
Local: Largo Zeca Afonso
11h30- Oficina de sabão artesanal – Sabão de Cabral, pela Eli Bet
Local: Largo do Pelourinho
15 pax máx
15h30 – As receitas do tempo de Pedro Álvares Cabral – Palestra com João Pedro Gomes e Luís Lavrador
Local: Museu Judaico de Belmonte (Número de pessoas condicionada aos lugares do Auditório)
35 pax máx
16h30 – Música do Brasil
Local: Largo do Pelourinho
18h00 – Sabores do Brasil, com Chef Valdir Lubave
Local: Largo do Pelourinho
30 pax máx
22h00 – Concerto de Dino d´Santiago
Participação especial do Coro da Academia Sénior de Belmonte.
Local: Castelo de Belmonte
150 pax máx

11 de Julho
9h00 – Caminhada pela PR – Caminho Histórico de Belmonte, com welcome session & degustação de produtos regionais no TheVagar – Mountaion Suites
30 pax máx
ou
9h30 – Visita livre aos Museus de Belmonte – limitado à lotação de cada um dos Museus
Visita livre aos Museus de Belmonte; Castelo de Belmonte, igreja de Santiago, Museu Judaico, Museu dos Descobrimentos, Ecomuseu do Zêzere, Museu do Azeite.

9 a 11 de Julho
Receitas de Cabral – Restaurantes aderentes:
Feito ao Bife
Casa do Castelo
Belmonte Sinai
Fio de Azeite
Quinta da Bica
Pousada Convento de Belmonte
O Brasão

A festa só acaba em novembro!
O Ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” 2021 só termina em novembro! Depois de Belmonte, a festa segue para Almeida, a 17 de julho; Linhares, a 31 de julho; Castelo Rodrigo, a 28 de agosto; Marialva, a 11 de setembro; Piódão, a 25 de setembro; Idanha-a-Velha, a 30 de outubro; e Monsanto, a 6 de novembro.


Conteúdo Recomendado