Concelhos do distrito da Guarda e Castelo Branco em risco máximo de incêndio

Os concelhos de Penamacor, Vila de Rei, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e Sabugal apresentam hoje risco máximo de incêndio.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em risco máximo de incêndio os concelhos de Castro Marim, Tavira, Alcoutim, São Brás de Alportel, Loulé, Silves e Monchique (Faro), Gavião, Nisa e Marvão (Portalegre), Ferreira do Zêzere, Sardoal, Abrantes e Mação (Santarém).

Também os concelhos de Penamacor, Vila de Rei, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão (Castelo Branco), além de Sabugal (Guarda)Alvaiázere (Leiria) estão com o grau mais elevado de risco de incêndio.

O Centro Interior do país também apresenta, de acordo com o instituto, um risco elevado de incêndio, assim como o distrito de Beja, mais a Sul

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de “reduzido” a “máximo”, sendo o “elevado” o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje, o IPMA prevê céu geralmente limpo e subida da temperatura, além de vento moderado a forte, sobretudo no litoral.

As temperaturas deverão oscilar entre os 24º no porto e Aveiro e os 36º em Évora, sendo que toda a zona interior do continente ultrapassará os 30 graus.

Na cidade da Guarda, as temperaturas variam entre os 14º de mínima e os 28º de máxima. Em Castelo Branco, a previsão é de céu limpo, com as temperaturas a atingirem os 35 graus.

Na Madeira, a temperatura rondará os 27 a 28º, enquanto os Açores oscilam entre os 25 e os 28º.


Conteúdo Recomendado