Concelhos de Guarda e Castelo Branco em risco muito elevado de incêndio

Os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda e Sabugal apresentam hoje risco muito elevado de incêndio.

Mais de duas dezenas de concelhos de oito distritos do continente estão hoje em risco muito elevado de incêndio, que deverá aumentar nos próximos dias acompanhando uma pequena subida da temperatura máxima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em risco máximo de incêndio estão hoje 24 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Guarda, Viseu e Bragança.

No distrito da Guarda, os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda e Sabugal apresentam hoje risco muito elevado de incêndio. No distrito de Castelo Branco, o concelho de Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Rodão também apresentam hoje risco muito elevado de incêndio

Até sexta-feira, o risco de incêndio vai aumentar e abranger cada vez mais área de Portugal continental, segundo as previsões do IPMA disponíveis.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado até meio da manhã no litoral a norte do Cabo Raso, onde há possibilidade de ocorrência de chuvisco, podendo a nebulosidade persistir na faixa costeira até final da manhã.

Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade nas regiões do interior, vento em geral fraco, predominando de noroeste durante a tarde, e sendo moderado na faixa costeira a sul do Cabo Carvoeiro.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral, e pequena subida da temperatura máxima no interior.

No sul, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até início da manhã, vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Bragança) e os 20 (em Faro) e as máximas entre os 23 (em Aveiro e no Porto) e os 34 (em Évora e Beja). Na cidade da Guarda, as temperaturas variam entre os 15 graus de mínima e os 27 graus de máxima.


Conteúdo Recomendado