Concelho de Fornos de Algodres sob risco "muito elevado" de incêndio

O concelho de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, está hoje sob risco “muito elevado” de incêndio, de acordo com informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet. O IPMA informa também que os concelhos da Covilhã (Castelo Branco), Seia, Gouveia e Aguiar da Beira (Guarda) e […]

O concelho de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, está hoje sob risco “muito elevado” de incêndio, de acordo com informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.
O IPMA informa também que os concelhos da Covilhã (Castelo Branco), Seia, Gouveia e Aguiar da Beira (Guarda) e Mangualde (Viseu) estão sob risco “elevado” de incêndio. O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre “reduzido” e “máximo”. O cálculo é feito com base nos valores, observados às 13:00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas. Na terça-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 37 fogos que foram combatidos por 385 operacionais, apoiados por 102 veículos. O IPMA prevê para hoje períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial nas regiões do Norte e Centro, onde poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada durante a tarde e vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado no litoral a sul do Cabo Mondego e nas terras altas a partir do início da tarde. Está também prevista uma pequena descida da temperatura mínima e máxima, em especial nas regiões do interior norte e centro, e neblina matinal em alguns locais. Na Madeira e nos Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado e vento fraco. Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 19 graus, no Porto 17, em Faro 20, no Funchal 21, em Ponta Delgada 18, em Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 19 e na Guarda 12.

Conteúdo Recomendado