Comurbeiras convida população para elaboração do plano até 2020

A Comunidade Intermunicipal Comurbeiras vai convidar a população e todas as entidades regionais a participarem na elaboração do plano de ação. A Comurbeiras e a Serra da Estrela vão juntar-se para formar uma nova comunidade, que vai nascer depois das eleições autárquicas deste ano e vai gerir o novo pacote de apoios comunitários até 2020. […]

A Comunidade Intermunicipal Comurbeiras vai convidar a população e todas as entidades regionais a participarem na elaboração do plano de ação.
A Comurbeiras e a Serra da Estrela vão juntar-se para formar uma nova comunidade, que vai nascer depois das eleições autárquicas deste ano e vai gerir o novo pacote de apoios comunitários até 2020. «É essencial que o plano não se limite a ser uma mera listagem de projetos, nem um mero plano de boas intenções», destaca o comunicado da Comurbeiras – liderada pelo presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto. Pretende-se encontrar «uma afirmação de caminhos pragmáticos para o desenvolvimento económico e social, que permita enfrentar aqueles que são os grandes constrangimentos do território». A comunidade vai organizar uma «reunião alargada», a realizar no início de abril, para que haja «uma participação ativa na elaboração [do plano de ação], nomeadamente através de sugestões e contributos» para reflexão sobre «o estado atual» e a definição das premissas de desenvolvimento. Em relação às contas atuais, no âmbito do contrato celebrado entre a Comurbeiras e o Programa Operacional Regional do Centro – Mais Centro (para a gestão de fundos comunitários) a taxa de execução ronda os 72%. Os seja, do dinheiro disponibilizado para os 12 municípios, está por aplicar cerca de um quarto do total. De acordo com a Comurbeiras, para os projetos de investimento candidatados estão comprometidos 73,8 milhões de euros, num total de 86 candidaturas, e estão executados 53,1 milhões. Fazem parte da comunidade os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Trancoso. A comunidade da Serra da Estrela integra Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia.

Conteúdo Recomendado